Vila Siemens em Potsdam: Empreendedor planeja centro de meditação exclusivo!
O empresário Stefan Peter compra a villa listada da Siemens em Potsdam por 13,75 milhões de euros para renovação.

Vila Siemens em Potsdam: Empreendedor planeja centro de meditação exclusivo!
A antiga villa da Siemens em Potsdam encontrou um novo proprietário. O preço de compra de 13,75 milhões de euros foi alcançado em leilão obrigatório, em meados de setembro deste ano. O comprador, Stefan Peter, um empresário berlinense de 62 anos, fez uma verdadeira pechincha com a sua oferta de apenas 50% do valor de mercado de 27,5 milhões de euros. Os credores inicialmente não concordaram com a oferta, mas acabaram por retirar a sua objecção para que nada impedisse a venda. Como relatórios rbb24, o leilão aconteceu em setembro, e o lance de Peter foi o único.
A propriedade de 100.000 metros quadrados tem uma longa história. O edifício principal foi construído em 1910 pelo arquiteto Otto March para a família do pioneiro industrial Carl Friedrich Siemens. A utilização da villa mudou várias vezes ao longo das décadas: inicialmente serviu como local residencial e representativo, depois foi utilizada como hospital militar durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente funcionou como hospital pulmonar. Após a reunificação, a villa foi devolvida à família Siemens, que a disponibilizou para utilização por clínica e escola. No entanto, a reforma planejada posteriormente foi cancelada e o imóvel acabou vazio.
Planos para o futuro da vila
Stefan Peter tem grandes ambições para sua nova propriedade. O plano é criar um centro que ofereça meditação, exposições, concertos e pernoite. A reforma do prédio principal deverá ser concluída nos próximos seis meses. Porém, a situação é mais complicada nas dependências, que estão em pior estado. Um período de renovação mais longo é esperado aqui. Os requisitos de preservação do monumento também poderiam desempenhar um papel na renovação, uma vez que a villa é um edifício classificado desde 1986.
Com estes planos, o empresário poderia não só trazer de volta à vida as antigas muralhas, mas também dar uma contribuição valiosa para a paisagem cultural de Potsdam. A Vila Siemens poderá tornar-se uma instituição que combine energia material, espiritualidade e ciência moderna. Surgirão certamente questões sobre o quadro jurídico e financeiro para a renovação e a utilização futura dos edifícios.
Tendências atuais em execuções hipotecárias
O leilão obrigatório da villa Siemens não é um caso isolado. De acordo com uma análise do Statista, também ocorrem inúmeras execuções hipotecárias todos os anos em outras partes da Alemanha. Em 2022, algumas tendências interessantes foram observadas nos estados federais do ponto de vista estatístico.
O sucesso esperado de Stefan Peter pode servir de incentivo para outros investidores que estão considerando a ideia de execução hipotecária e reforma de edifícios antigos. Em última análise, a história da Vila Siemens mostra que os desafios podem se transformar em oportunidades se você tiver a perspectiva certa.