Criança da RDA procura seu pai: um destino comovente!
Saiba mais sobre Karl-Heinz Brüdigam e o Festival Elbland em Prignitz, bem como as melhorias atuais nas comunicações móveis.

Criança da RDA procura seu pai: um destino comovente!
No dia 10 de julho de 2025 haverá emoção novamente em Prignitz! O 24º Festival Elbland, que acontecerá nos dias 11 e 12 de julho em Wittenberge, está chegando. Sob o lema “Festival das Luzes dos Sonhos”, será oferecida uma programação variada na qual os cantores italianos de Appassionante irão deliciar os visitantes com os seus sons de ópera e música pop. Os bilhetes estão disponíveis a partir de apenas 39 euros, tanto antecipadamente como na bilheteira. Se você não quer perder esse destaque, aja rápido!
Outro aspecto interessante da região é a melhoria da rede móvel. Conforme relata a Deutsche Telekom, uma nova localização de antena foi colocada em operação em Lanz. Isto permite quase 100 por cento de cobertura doméstica em Prignitz, o que é particularmente importante em tempos de crescente procura de largura de banda. Nos próximos três anos, já estão sendo planejadas 16 localizações de antenas adicionais, que serão atualizadas com LTE e 5G para atender aos requisitos.
Um olhar para o passado
Um tema importante que preocupa a região é o enfrentamento do passado das crianças sob cuidados na RDA. Karl-Heinz Brüdigam, que cresceu em um orfanato na RDA e mais tarde trabalhou como diretor de lar, tenta entrar em contato com seu meio-irmão para saber mais sobre seu pai desaparecido. Havia vários tipos de lares infantis na RDA, muitas vezes caracterizados por métodos educacionais rígidos e regulamentados. Muitas crianças viviam lá porque os seus pais estavam presos, por exemplo devido a “agitação estatal” ou tentativa de fuga da república. As condições de vida eram muitas vezes frias e duras, com um foco claro nas necessidades colectivas e não nas necessidades individuais das crianças.
O tema também recebe especial atenção através das experiências de testemunhas contemporâneas como Kerstin Gueffroy, que documenta as circunstâncias assustadoras nas antigas casas na sua obra autobiográfica “O Inferno de Torgau”. Ela fala sobre suas experiências em clínicas psiquiátricas infantis e centros de trabalho juvenil, que eram tudo menos um local de proteção. O seu livro e as obras publicadas por Ralf Marten fornecem uma visão importante sobre as condições rigorosas sob as quais muitas crianças tiveram de sofrer e que, em alguns casos, tiveram um impacto duradouro nas suas vidas.
Desenvolvimentos atuais em Prignitz
Também estão em andamento em Perleberg as filmagens de um vídeo-imagem em que a Princesa Pérola Eva Wickel apresenta a cidade. O filme pretende ilustrar como Perleberg mudou através do financiamento do desenvolvimento urbano, comparando fotos antigas com as atuais. Esta combinação de nostalgia e avanços modernos torna a cidade particularmente atraente.
Enquanto isso, membros do parlamento estadual e representantes da associação de caça discutem a população de cervos sika perto de Neustadt. A autoridade caçadora exigiu que todos os sikas fugitivos fossem abatidos para evitar danos à silvicultura e à agricultura. Uma possível classificação como espécie invasora poderia ter consequências de longo alcance que poderiam ir além da região.
Prignitz não é, portanto, apenas um local com festivais encantadores e uma infra-estrutura crescente, mas também uma região que lida intensamente com a sua história e responde aos novos desafios do presente.