Crise da água 2025: Regras alarmantes contra a seca na Alemanha!

Wasserentnahmeverbote in Spree-Neiße wegen Hitze und Dürre: Auswirkungen des Klimawandels auf die Wasserversorgung 2025.
Bans de remoção de água em Spree-Neisse devido ao calor e à seca: Efeitos das mudanças climáticas no abastecimento de água 2025. (Symbolbild/NAG)

Crise da água 2025: Regras alarmantes contra a seca na Alemanha!

Spree-Neiße-Kreis, Deutschland - No norte da Reno-Pesada, a falta de água se tornou um problema premente. Devido ao calor extremo e à seca contínua, os fornecedores e os municípios estão ativos há anos, a fim de promover o uso responsável da água. Já em 2025, algumas regiões aprovaram proibições de retirada de água em um estágio inicial. Em cidades como Bonn e Münster, esses regulamentos se aplicam durante os meses de verão para proteger o nível crítico da água nas águas. Medidas semelhantes entraram em vigor em Baden-Württemberg e em oito municípios de Brandenburg, inclusive em Cottbus e no distrito de Spree-Neiße. Esses desafios estão no contexto de um desenvolvimento alarmante: a Alemanha esquentou por um total de 2,5 graus desde o período pré -industrial, que, de acordo com o Serviço Meteorológico Alemão (DWD), tem um impacto significativo na disponibilidade de água.

Medidas especiais foram tomadas pelo RuhrverBand desde 1º de julho. Com uma nova lei, a associação agora pode reter mais água em suas barragens, enquanto menos água é liberada no Ruhr. Esta lei é um passo importante para garantir o abastecimento de água de 4,6 milhões de pessoas na região. A Associação Alemã de Cidades e Municípios também expressa preocupações sobre a crescente escassez de água e recomenda a preparação para possíveis proibições adicionais. Nesse contexto, o monitor de seca do centro de Helmholtz mostra um desenvolvimento preocupante em relação à secura do solo, especialmente no leste da Alemanha.

Mudança climática e balanço hídrico

As projeções climáticas para a Alemanha mostram claramente que a precipitação muda cada vez mais dos meses de verão para o inverno. Essas mudanças não apenas têm impacto no suprimento de água, mas também na agricultura e em outros usos relacionados à água. Aumentar as temperaturas da água também contribuem para o problema. A mudança climática já deixou sua marca hoje: a Alemanha perde cerca de 2,5 quilômetros cúbicos de água doce anualmente, o que corresponde aproximadamente ao volume do lago Constance. Mais de 70 % da água potável vem das águas subterrâneas, mas os níveis mais profundos de águas são medidos desde 1990, em quase metade dos 6.700 pontos de medição de águas subterrâneas.

É particularmente questionável que os anos de seca entre 2018 e 2021 levaram a um declínio dramático nas águas subterrâneas. O nível de água subterrânea na Alemanha diminuiu nos últimos 32 anos. Embora atualmente não haja falta abrangente de água, os déficits regionais mostram particularmente em regiões secas que há necessidade de ação. A indústria, especialmente a indústria de alimentos, continua sendo o maior consumidor de água, enquanto o consumo de água potável caiu por família - de 147 litros por dia em 1990 a 125 litros.

Outlook e estratégias

A futura escassez de água na Alemanha depende de uma variedade de fatores, incluindo desenvolvimento climático e decisões políticas. Nacionalmente, o Ministério Federal do Meio Ambiente está buscando o objetivo de garantir água limpa até 2030 com a Estratégia Nacional da Água. O projeto "afetando as mudanças climáticas na disponibilidade de água" também visa enfrentar os desafios da secura e da seca. Soluções e recomendações para ação serão desenvolvidas para combater os conflitos de uso da água no futuro.

Em conclusão, resta dizer que o manuseio responsável da água em tempos de mudança climática é mais importante do que nunca. Os desenvolvimentos nos últimos anos mostram que as medidas são necessárias para garantir o abastecimento de água nos próximos anos. Os esforços das comunidades e fornecedores são de importância central aqui. Cada queda conta e cabe a nós lidar com a valiosa boa água de forma sustentável.

Details
OrtSpree-Neiße-Kreis, Deutschland
Quellen