Drama doméstico em Teltow-Fläming: Wehlan supera a tensão!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Kornelia Wehlan explica a situação orçamentária de Teltow-Fläming após um escândalo no conselho distrital e planeja medidas para estabilizá-la.

Kornelia Wehlan erklärt die Haushaltslage Teltow-Flämings nach einem Eklat im Kreistag und plant Maßnahmen zur Stabilisierung.
Kornelia Wehlan explica a situação orçamentária de Teltow-Fläming após um escândalo no conselho distrital e planeja medidas para estabilizá-la.

Drama doméstico em Teltow-Fläming: Wehlan supera a tensão!

A edição de hoje centra-se no drama orçamental que afecta a administração distrital de Teltow-Fläming. A Administradora Distrital Kornelia Wehlan, que dirige as fortunas do distrito para a Esquerda, classifica a situação como estável após um escândalo público no conselho distrital. Isto é feito por maz-online.de relatado. Em 13 de outubro, Wehlan rejeitou o projeto de orçamento de Chamberlain Johannes Ferdinand (CDU), após o que apresentou o seu próprio projeto.

Ambos os projetos sinalizam um défice de 13,6 milhões de euros para o orçamento de 2026, e a discussão sobre a taxa distrital está a aquecer. Ferdinand planejou aumentar a taxa distrital de 43 para 44,5 por cento, enquanto Wehlan propôs um aumento para 43,5 por cento. Para compensar a diferença de 3,67 milhões de euros, quer fazer poupanças administrativas.

A pressão sobre as comunidades

A situação é particularmente desafiadora porque nove dos 16 municípios do distrito não são solventes. Isto levou os autarcas a manifestarem-se contra o aumento da taxa distrital em mais de 43,5 por cento, a fim de minimizar os encargos financeiros para os seus municípios. Wehlan sublinha a sua responsabilidade como administradora distrital e a necessidade de estar atenta aos orçamentos das cidades do distrito.

As disputas no conselho distrital surgem num momento em que o cargo do vereador Ferdinand precisa ser preenchido. Apesar da rivalidade política que decorre das eleições distritais de 2021, Wehlan diz que não há conflito entre ela e Ferdinand. No entanto, ela teve que tomar medidas no conselho distrital porque as suas propostas sobre questões orçamentais anteriores ainda não encontraram as maiorias necessárias.

Procurando soluções

No que diz respeito ao projeto de orçamento para 2024, Felix Thier, presidente do grupo do conselho distrital, apresentou a nova proposta. Wehlan planeja que o conselho distrital aprove o orçamento até a virada do ano. O debate planejado sobre isso está programado para começar em 11 de dezembro. Alto dielinke-teltow-flaeming.de A administração distrital já implementou 39,5 milhões de euros em poupanças, mas os 4,5 milhões de euros em falta precisam urgentemente de ser cobertos através da taxa distrital.

A situação é ainda mais complicada por uma série de objecções dos municípios contra o pagamento da taxa distrital. Houve 33 casos deste tipo entre 2015 e 2023, o que sobrecarregou ainda mais o quadro financeiro. Embora a administração distrital tenha feito provisões superiores a 300 milhões de euros, estas não estão disponíveis para investimentos e estão a aumentar a pressão sobre os orçamentos actuais.

Um consenso unificado para o financiamento dos serviços públicos é essencial para todos os presidentes do distrito, especialmente quando se trata de transportes públicos. A discussão sobre o projecto de orçamento e o montante da taxa distrital continuará intensamente nas próximas semanas, a fim de encontrar uma solução sustentável.