Choque de férias: quase 185 euros de gorjeta para férias em família!
Férias em família na Itália levaram a um surpreendente incidente de gorjeta: 185 euros? Uma olhada na cultura das gorjetas.

Choque de férias: quase 185 euros de gorjeta para férias em família!
Às vezes as coisas podem dar muito errado, mesmo quando você deseja apenas recompensar um bom serviço. Um autor percebeu recentemente que dar gorjetas nem sempre é fácil de administrar. De férias na Itália, onde sua família estava hospedada em um hotel com pensão de três quartos, ele queria dar pequenas coisas aos garçons e ao pessoal da limpeza. O hotel ofereceu bastante café da manhã, lanche da tarde e jantar, o que tornou sua estadia muito mais agradável. Foi natural que ele desse uma gorjeta de pouco mais de 20 euros para expressar a sua satisfação. Mas quando perguntou à recepção sobre a gorjeta, de repente se deparou com a opção de deixar 5 ou até 10% do valor total. E isso significou uns impressionantes 185 ou 370 euros! A quantia pareceu-lhe um pouco exorbitante e, após alguma reflexão, decidiu ficar com uma quantia mais modesta de 20 euros. [Nordkurier].
Mas por que existem tantas oscilações nas gorjetas? A cultura das gorjetas está mudando? Um estudo atual da Lightspeed analisou de perto o comportamento de tombamento na Alemanha. Na verdade, apesar da inflação e do aumento da evolução tecnológica, a disponibilidade para dar gorjetas permanece notavelmente elevada. Cerca de 49 por cento dos inquiridos dão uma gorjeta entre 5 e 10 por cento pelo bom serviço e apenas 4 por cento o abandonam completamente – o valor mais baixo da Europa. Isto significa que a maioria dos alemães ainda parece ter um bom talento para este pequeno reconhecimento. Gastrotel sublinha que esta tendência também existe independentemente da situação económica.
Dica entre tradição e mudança
No entanto, como mostra o estudo Lightspeed, existem algumas tendências interessantes: 18 por cento dos entrevistados dão gorjetas entre 10 e 15 por cento, com 37 por cento menos do que no ano passado dizendo que estão dispostos a dar mais. Em 2024, uma maioria de 58 por cento era a favor da abolição das gorjetas, enquanto este número caiu para apenas 18 por cento em 2025. O desaparecimento desta tradição deve-se ao avanço da digitalização. Cada vez mais pessoas estão se sentindo pressionadas pelas opções predefinidas de gorjetas nos terminais de cartão. Na verdade, 25% dos entrevistados disseram que essas opções afetam o valor da gorjeta.
O comportamento das gorjetas também mostra uma mudança regional interessante. As gorjetas são dadas com mais frequência quando a comida é entregue (57%) e ao visitar um café (32%). Mas quando se trata de contas complicadas em que os hóspedes têm de dividir o dinheiro, 37% deles até abriram mão das gorjetas. Combinado com os desenvolvimentos tecnológicos, isto pode significar que muitos operadores de serviços de alimentação devem considerar opções flexíveis de gorjetas para facilitar a decisão dos seus hóspedes.
Em resumo, embora a cultura das gorjetas esteja a mudar, ainda reflecte um elevado nível de apreço e gratidão. A anedota das férias do autor na Itália é um exemplo de como surgem rapidamente mal-entendidos quando se trata deste gesto pequeno, mas muitas vezes comovente. Em qualquer caso, a disposição de sacar sua carteira permanece ininterrupta - mesmo que você ocasionalmente tenha problemas.