Pinturas de Cranach reunidas após 90 anos: Um thriller de crime artístico em Gotha!
Depois de quase 90 anos, a Alemanha reúne fragmentos da "Salomé" de Cranach no Museu Ducal de Gotha - a história da arte ganha vida.

Pinturas de Cranach reunidas após 90 anos: Um thriller de crime artístico em Gotha!
Um importante tesouro artístico se reuniu novamente após quase um século de separação. A Fundação Cultural Gotha conseguiu resgatar um fragmento de uma pintura de Lucas Cranach, o Velho, que retrata a cena bíblica de Salomé com a cabeça de João Batista. A imponente obra, criada por volta de 1530, foi serrada em 1937 para facilitar a comercialização. O fragmento superior estava perdido há muito tempo e só ressurgiu em 2024, após um leilão em Paris, enquanto o fragmento inferior, restaurado em 2015, já está em exibição em Gotha. Finestresullarte descreve como as duas partes agora estão juntas no Museu Ducal de Gotha, mesmo se o corte for por trás, permanece visível.
A compra do fragmento superior foi feita por 144 mil euros, o que representa um bom negócio já que o valor estimado estava entre 80 mil e 120 mil euros. A Fundação Cultural Gotha recebeu apoio financeiro de doadores privados para participar com sucesso no leilão. Como relata o MDR, as negociações preliminares com os proprietários antes do leilão falharam, então a fundação fez uma oferta independente. Apesar dos esforços, ainda não está claro se os fragmentos serão realmente reunidos numa imagem completa no futuro, uma vez que vários factores, incluindo mudanças no fundo, podem dificultar isto.
História da arte e restauração
A pintura chegou a Gotha como dote da duquesa Elisabeth Sophie von Altenburg e faz parte das coleções do Castelo Friedenstein desde 1644. Especialmente nas décadas de 1920 e 1930, muitos tesouros de arte foram vendidos por museus em tempos economicamente difíceis. A campanha de serragem de 1937 mostra como a arte também era vista como uma mercadoria. Jovens historiadores de arte e restauradores estão empenhados em documentar a história destas obras e restaurá-las profissionalmente. Um dos pioneiros da restauração profissional na Alemanha foi Johann Jakob Schlesinger, que trabalhou no Royal Restoration Studio em Berlim desde 1824 e desempenhou um papel fundamental no estabelecimento dos padrões para a restauração. Blog Restaurateurs relata o desenvolvimento da profissão e sua alta estima já no século XIX.
O professor Gunnar Heydenreich examinou detalhadamente o fragmento devolvido e determinou que ele precisava de restauração. Uma restauração abrangente de toda a pintura está planejada para 2026. Para os interessados, o Museu Ducal de Gotha oferece uma visita pública ao Antigo Salão Alemão em 4 de setembro de 2025, enquanto uma palestra sobre a autenticidade da pintura está agendada para 17 de outubro de 2025. Esses eventos garantem que a história e o valor cultural desta obra reunida permaneçam aos olhos do público.