Dobrindt anuncia o asilo drástico -Sharpening e deportação controversa
Dobrindt anuncia o asilo drástico -Sharpening e deportação controversa
Em uma reunião atual no Zugspitze, o ministro federal do Interior, Alexander Dobrindt, estabeleceu o curso para um sistema de asilo europeu mais nítido com seus colegas de vários países europeus, incluindo França, Polônia, Áustria, Dinamarca e República Tcheca. Para os políticos, é claro: deve ser mais rápido e mais eficiente. Dobrindt pediu velocidade nos procedimentos de asilo e a renúncia de exames triplos. Além disso, é discutido se os procedimentos de asilo também podem ocorrer em países terceiros no futuro, sem que os candidatos tenham uma conexão com esses países. As deportações padronizadas para a Síria e o Afeganistão também devem ser a regra no futuro, como [Deutschlandfunk] (https://www.deutschlandfunk.de/deutschland-achbarstaaten-asil-asillum regras-schaerfen-102.html). Nesse contexto, houve um controverso frete de deportação para Cabul nesse contexto, sobre o qual 81 afegãos, todos os quais eram passíveis de sair e cometeram crimes no passado, foram trazidos de volta para casa. Entre os retornados estavam 15 pessoas da Baviera e 13 dos centros de detenção de Baden-Württemberg. Os críticos, incluindo as organizações de direitos humanos, anistia internacional e asilo, expressaram preocupações nítidas. In view of the catastrophic human rights situation in Afghanistan, where torture, extrajudicial executions and disappearance are common, the deportation freight is assessed as highly risky, according to the [Tagesschau] (https://www.tagesschau.de/inland/abschieben-afghanistan- reactions-100.html).contradição e crítica das deportações
AAnistia Internacional e Pro Asylum descreveram as deportações como uma clara violação do direito internacional, uma vez que o Taliban prevalece com violência brutal. O Alto Comissário da ONU, Volker Türk, exige uma parada imediata de todas as deportações para o Afeganistão. Ele alertou que retornos obrigatórios poderiam trazer os afetados a um perigo agudo. Dobrindt, por outro lado, defende as medidas e explicou que não poderia haver direito de residência para criminosos graves. O chanceler Friedrich Merz foi reconhecível em relação ao Catar pelo apoio na realização do frete de deportação, mas, ao mesmo tempo, enfatizou que um reconhecimento diplomático do Talibã não está à vista. Essa atitude ambivalente do governo federal garante muita conversa no cenário político e, por último, mas não menos importante, também entre os cidadãos.
Resta ver como a situação se desenvolve ainda mais. Além das medidas políticas e da situação crítica no Afeganistão, a questão da responsabilidade da Europa e da Alemanha surge nessa complexa situação de crise. Os direitos humanos não devem ser perdidos de vista, especialmente quando se trata de retornar os requerentes de asilo rejeitados. Como a política reage aqui será de grande importância nas próximas semanas e meses. De qualquer forma, esse primeiro frete de deportação após um ano garante uma troca tensa sobre as discussões em andamento sobre a política de asilo. Currently, the situation for many people in Afghanistan is even more precarious than ever, which makes the return of the deported critical, as ZDF notes.
Details | |
---|---|
Ort | Zugspitze, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)