Primeiro posto de gasolina Super E20 na Alemanha: reabasteça de forma ecologicamente correta em Mannheim!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O primeiro posto de gasolina Super E20 será inaugurado em Mannheim em 17 de junho de 2025 para promover combustíveis ecológicos e reduzir emissões.

Am 17.06.2025 eröffnet die erste Super E20-Tankstelle in Mannheim, um klimafreundliche Kraftstoffe zu fördern und Emissionen zu senken.
O primeiro posto de gasolina Super E20 será inaugurado em Mannheim em 17 de junho de 2025 para promover combustíveis ecológicos e reduzir emissões.

Primeiro posto de gasolina Super E20 na Alemanha: reabasteça de forma ecologicamente correta em Mannheim!

A tendência para combustíveis ecológicos está a ganhar força na Alemanha! O novo combustível Super E20, que contém até 20 por cento de bioetanol, está disponível no primeiro posto de gasolina em Mannheim desde outubro de 2023. Esta mistura inovadora pretende reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa em comparação com a gasolina convencional, como a Super E5. O ADAC informa que o uso do bioetanol, dependendo do processo de fabricação, pode até emitir até 80% menos gases de efeito estufa. O Super E20 está atualmente em teste de frota fechada, no qual, entre outras coisas, estão sendo testados veículos da Südzucker AG e produtos da CropEnergies.

Tal como explica ainda o ADAC, o Super E10, que já existe, poderá levar a poupanças potenciais de até três milhões de toneladas de CO₂ anualmente. No entanto, para tornar o combustível E20 utilizável para todos os condutores, são necessários alguns passos. O ADAC apela a um ajustamento das normas para os combustíveis gasolina, especificamente a DIN EN 228, a fim de utilizar de forma mais ampla combustíveis mais ecológicos. Além disso, os fabricantes de automóveis devem aprovar tecnicamente os seus veículos para utilização E20. O custo do novo combustível pode ficar na faixa do Super E10, o que o torna interessante para o consumidor.

Novas tecnologias e seus efeitos

Mas não é apenas o combustível que está acontecendo. Os carros elétricos também estão em alta. Um estudo atualizado da ADAC mostra que o seu desempenho ambiental é significativamente melhor quando se utilizam energias renováveis ​​na produção. As vantagens dos veículos eléctricos quando utilizam electricidade renovável compensam-se após apenas 25.000 a 30.000 quilómetros. Em contraste, o retorno do mix elétrico alemão está definido em um mínimo de 45.000 a 60.000 quilômetros. Estes desenvolvimentos ilustram a importância da expansão das fontes de electricidade renováveis ​​para a produção e operação de veículos.

Como afirma a Agência Federal do Ambiente, o sector dos transportes na Alemanha depende fortemente de combustíveis líquidos. Apesar dos ganhos de eficiência alcançados, as emissões de gases com efeito de estufa provenientes dos transportes estão estagnadas a um nível elevado. A implementação de medidas para reduzir as emissões é essencial, incluindo a electrificação dos transportes e a mudança para combustíveis sustentáveis, que também devem ser aplicadas ao transporte marítimo e à aviação.

O caminho para um futuro sustentável

A ADAC e a Agência Federal do Ambiente concordam que os combustíveis alternativos, como o bioetanol e os combustíveis sintéticos, são cruciais para uma mobilidade amiga do clima através de novas inovações. Pode presumir-se que a tendência para transportes mais ecológicos, centrados em deslocações alternativas, já não pode ser travada. Não só as novas tecnologias, como os carros elétricos, mas também os combustíveis, como o Super E20, são passos importantes para uma mobilidade mais sustentável.

Se olharmos para os padrões do futuro, torna-se claro que só juntamente com uma repensação da sociedade e da indústria poderemos alcançar os objetivos climáticos e moldar um futuro mais móvel e mais verde. O uso de recursos renováveis ​​e abordagens inovadoras à tecnologia veicular compõem boa parte da jornada. Quem diria que em breve poderíamos abastecer no posto com a consciência tranquila?

Para obter mais informações sobre esses tópicos, consulte os artigos abaixo ADAC, ecomento e Agência Federal do Meio Ambiente ser visitado.