Tancada de bandeira para comemorar: 17 de junho - a revolta da liberdade
Tancada de bandeira para comemorar: 17 de junho - a revolta da liberdade
Ost-Berlin, Deutschland - Na terça -feira, 17 de junho de 2025, as bandeiras estão sendo criadas em toda a Alemanha. Isso é feito para comemorar a revolta popular na RDA, que ocorreu há mais de 70 anos e ainda tem um lugar especial no coração das pessoas hoje. schwäbische zeitung sinal da memória.
Mas o que aconteceu neste poderoso dia em 1953? Naquela época, cerca de um milhão de pessoas subiram contra as condições opressivas na RDA. Inicialmente, em protesto contra o aumento dos padrões de trabalho em 10 % do Partido Socialista da Unidade (SED) em 28 de maio, desenvolveu -se uma revolta nacional que se enfurece nas grandes cidades como Berlim Oriental e Leipzig. De acordo com o Centro Federal de Educação Política Esta foi a primeira pesquisa de massa na área da influência da União Soviética, enquanto a população lidas em conflito. Quase toda a população, incluindo os jovens, relatou seu ressentimento em voz alta e exigiu a renúncia do governo, bem como eleições livres e secretas.
A escalada e supressão brutal
A revolta popular realmente aumentou a velocidade na manhã de 17 de junho de 1953. As pessoas se formaram em trens de demonstração, enquanto os centros de detenção e delegacias de polícia foram invadidas ao mesmo tempo. Casa da história descreve os protestos como sedutamente pacíficos. O estado de emergência foi imposto e a reação foi brutal: pelo menos 55 pessoas, incluindo manifestantes e membros das forças de segurança, perderam a vida. Como resultado, até 15.000 pessoas foram presas e 1.800 dos manifestantes foram condenados até 1955.
A revolta não apenas deixou a tristeza e a tristeza, mas também um forte sentimento da comunidade entre os manifestantes. Apesar da derrota, a resistência foi um sinal de insatisfação com o regime socialista, que sofreu de enormes dificuldades políticas e econômicas desde que foi fundada. O sed também não havia respondido às necessidades da população, o que levou ao fornecimento de gargalos e racionamento de alimentos. Todos esses problemas culminaram nos protestos de 17 de junho.
Uma herança duradoura
17 de junho não foi mais comemorado como feriado após a reunificação, mas nunca perdeu sua importância como um dia nacional de comemoração. Apesar da exclusão deste feriado legal em 1990, o dia nas memórias das pessoas permanece vivo. Significa a luta pela liberdade e o desejo de unidade, mesmo que a liderança da RDA tenha difundido as revoltas.
3 de outubro foi finalmente introduzido oficialmente como o dia da unidade alemã.
A marcha fúnebre de hoje e as bandeiras estão tendo um sinal de memórias, mas também um pedido de lutar pela liberdade e não repetir os erros do passado. A revolta de 1953 foi um sinal poderoso de que, mesmo em regimes repressivos, o desejo de liberdade e direitos humanos nunca pode ficar em silêncio.
Details | |
---|---|
Ort | Ost-Berlin, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)