Desaparecido de 62 anos em Schwerin: a cadela Mira leva ao resgate!
Em 13 de agosto de 2025, um homem de 62 anos desapareceu em Schwerin. Medidas de pesquisa intensiva levaram a uma descoberta bem-sucedida.

Desaparecido de 62 anos em Schwerin: a cadela Mira leva ao resgate!
Um homem de 62 anos foi dado como desaparecido em Schelfstadt, em Schwerin, na tarde de terça-feira. A mensagem alarmante veio de um cuidador da zona da cidade onde o homem, considerado vulnerável e com necessidade urgente de assistência médica, desapareceu da sua morada. A polícia local enviou vários veículos de rádio e um bote da polícia aquática para procurar o homem desaparecido. A área ao redor da cidade-plataforma de Schwerin é fortemente cercada por água, o que exigiu o envio da polícia hídrica.
A busca, que teve início por volta das 16h30, foi ainda apoiada pela utilização do cão rastreador “Mira”. Ela localizou o homem desaparecido por volta das 17h. A grande vantagem de tais pesquisas é que cães especialmente treinados muitas vezes podem trabalhar com mais rapidez e precisão. E de fato: às 18h. “Mira” encontrou a pessoa desaparecida e conduziu com sucesso os serviços de emergência até ele. O homem recebeu atendimento médico inicial no local e depois foi levado para a Clínica Helios, em Schwerin.
O papel da polícia nos casos de pessoas desaparecidas
Embora as coisas tenham acabado bem em Schwerin, este caso mostra quão importantes são as reações rápidas e as medidas de busca eficazes. De acordo com os regulamentos da Polícia Criminal Federal (BKA), uma pessoa é classificada como desaparecida se estiver inexplicavelmente ausente de seu paradeiro e, portanto, deve-se presumir que há perigo para a vida ou para a integridade física. As esquadras de polícia locais são responsáveis pela busca imediata de pessoas e, em casos agudos, podem ser iniciadas operações de busca em grande escala, muitas vezes em cooperação com a polícia de choque e os serviços de emergência. O BKA fornece aqui informações sobre o procedimento para casos de pessoas desaparecidas.
Existem atualmente cerca de 9.420 casos desaparecidos registados na Alemanha, com cerca de 200 a 300 novas pesquisas registadas todos os dias. É surpreendente que mais de dois terços das pessoas desaparecidas sejam do sexo masculino e muitos destes casos resultem da saída voluntária do seu local de residência, especialmente entre refugiados menores de idade e jovens.
É sempre reconfortante saber que serviços de emergência como a polícia aquática e cães especializados estão disponíveis para ajudar nessas emergências e para tomar rapidamente as medidas necessárias, como aconteceu durante a busca bem-sucedida em Schwerin. Embora existam muitas armadilhas na área de denúncia de pessoas desaparecidas, a cooperação eficiente de várias instituições e as ofertas de ajuda permanecem em primeiro plano quando se trata de trazer parentes perdidos para casa com rapidez e segurança. Mais informações sobre as medidas de pesquisa também estão disponíveis no site do Presseportal.