Choque em Rügen: a gripe aviária está a espalhar-se – os mercados de Natal em perigo!
Pomerânia Ocidental-Rügen em novembro de 2025: Estabilidade dos preços do pato, próximos mercados de Natal e desafios para a indústria da restauração.

Choque em Rügen: a gripe aviária está a espalhar-se – os mercados de Natal em perigo!
A situação em Rügen é tensa porque a gripe aviária atingiu o popular paraíso de férias. Mais de 30.000 animais já foram afetados, incluindo cerca de 31.600 galinhas poedeiras em Poseritz e alguns patos e galinhas em Stralsund. Isto é relatado pelos ministérios da agricultura e pelas autoridades responsáveis na Pomerânia Ocidental. A propagação do vírus H5N1 está a forçar muitos criadores de aves a implementar medidas rigorosas de biossegurança e a evitar o contacto com aves selvagens para evitar uma maior propagação.
No entanto, a população de Rügen está optimista. A indústria da restauração pode estar a lutar pela sobrevivência, mas na Kliewe Adventure Farm eles permanecem inabaláveis. Com preços estáveis de 17,90 euros por quilo de pato e 19,90 euros por quilo de ganso, a oferta continua atrativa, mesmo nas circunstâncias difíceis. O início das vendas das especialidades do mercado de Natal começou em setembro, de forma a evitar atempadamente possíveis estrangulamentos. Muitos clientes já fecharam o negócio antecipadamente, o que mostra uma resposta positiva.
Os mercados de Natal convidam você
Apesar dos desafios, o período pré-natalino na ilha tem o seu encanto. A época do mercado de Natal começa no final de novembro e promete uma programação diversificada. Os mercados em Putbus, Sassnitz, Bergen e Binz enriquecem o momento agitado com ofertas culturais e culinárias. Recomendamos especialmente os “Putbusser Christmas Worlds”, que voltarão a encantá-lo de 28 a 30 de novembro.
No entanto, a indústria da restauração está a sofrer gravemente devido às circunstâncias. No ano passado, cerca de 300 empresas em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental tiveram de fechar as portas. Estes encerramentos não significam apenas uma perda de locais de encontro, mas também de empregos e de identidade regional. As pessoas insistem na redução do IVA na esperança de conseguirem respirar, mas as dúvidas quanto a um efeito positivo permanecem elevadas. Os custos elevados e a flagrante escassez de trabalhadores qualificados estão a afectar as empresas.
O futuro à vista
Para fortalecer a região a longo prazo, também são necessários grandes investimentos. Um grande projecto turístico, o “Amber Resort” na península de Pütnitz, está a ser financiado pelo Estado com 45 milhões de euros. 620 casas e apartamentos de férias estão programados para abrir em 2029 e devem receber cerca de 160 mil hóspedes por ano. Tais projetos são cruciais para impulsionar a economia em Rügen.
A situação geral permanece tensa, especialmente devido à propagação da gripe aviária, que é continuamente observada em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. O distrito de Northwest Mecklenburg relatou recentemente a detecção do vírus num pato selvagem morto e instou os criadores de aves a serem particularmente cuidadosos. Os especialistas recomendam a revisão constante das medidas de proteção para reduzir o risco de um novo surto.