Projeto piloto em Stendal: Treinamento de bombeiros agora também durante a semana!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um novo conceito de formação para bombeiros voluntários está a ser testado no Altmarkkreis Salzwedel, a fim de contrariar a escassez de trabalhadores qualificados.

Im Altmarkkreis Salzwedel wird ein neues Ausbildungskonzept für freiwillige Feuerwehrleute erprobt, um Fachkräftemangel entgegenzuwirken.
Um novo conceito de formação para bombeiros voluntários está a ser testado no Altmarkkreis Salzwedel, a fim de contrariar a escassez de trabalhadores qualificados.

Projeto piloto em Stendal: Treinamento de bombeiros agora também durante a semana!

Há um grande número de bombeiros na Alemanha, mas os bombeiros voluntários desempenham um papel particularmente importante. Com cerca de 48.100 corpos de bombeiros, a maioria dos quais voluntários e com mais de um milhão de membros, são uma parte essencial do controlo de catástrofes. O que é ainda mais alarmante é o facto de muitas destas forças de defesa na Saxónia-Anhalt não terem membros especialmente treinados. De acordo com um relatório do MDR, muitas vezes faltam os requisitos necessários para uma formação abrangente, especialmente para os trabalhadores que não conseguem encontrar tempo para formação aos fins-de-semana. Portanto, foi lançado um projeto piloto interessante no distrito de Stendal que permite treinamento durante a semana. Esta iniciativa visa melhorar a situação, permitindo que os bombeiros interessados ​​participem em formações durante o seu horário de trabalho sem sentirem que as suas obrigações profissionais têm de ser prejudicadas.

O projeto piloto já deu provas. Em Tangermünde, por exemplo, os tempos regulares de treino para o treino de tropas poderiam ser reduzidos de sete a oito fins de semana para apenas cinco dias. Esta abordagem intensiva permitiu a formação de pelo menos três novos bombeiros durante o primeiro curso. O Administrador Distrital Patrick Puhlmann destaca a importância deste projecto e enfatiza a importância dos bombeiros bem treinados para a segurança da população. Ele apoia a medida, que apoia financeiramente os municípios participantes, que também leva em conta os salários dos camaradas. No entanto, o Ministério do Interior deixa claro que a isenção legal para destacamentos não deve ser utilizada em demasia, o que aumenta a pressão sobre os empregadores para libertarem os trabalhadores.

Treinamento e requisitos

O treinamento básico no corpo de bombeiros voluntários, também conhecido como treinamento de esquadrão, é obrigatório para todos os candidatos a bombeiros. É composto por duas partes, sendo a primeira parte composta por 70 horas de teoria e prática. Aqui os bombeiros aprendem tudo o que precisam saber sobre combate a incêndios, assistência técnica e aspectos jurídicos. Existem diferentes variantes de ensino que também oferecem a oportunidade de aprender à noite durante a semana ou em cursos intensivos com duração de 10 a 14 dias. Após a conclusão desta formação básica, os candidatos deverão frequentar unidades regulares de formação do seu corpo de bombeiros durante mais de dois anos, de forma a cumprirem as 80 horas necessárias para a nomeação oficial como bombeiro. ab-zur-feuerwehr.de relatado.

Nos últimos anos, a distribuição de tarefas nos bombeiros mudou. Embora as operações clássicas de combate a incêndios ainda desempenhem um papel central, a missão tornou-se agora mais diversificada: do resgate humano à assistência técnica e ao resgate de animais - as exigências aos bombeiros voluntários aumentaram statista.com documenta esta evolução através do grande número de operações que os bombeiros tiveram de enfrentar em 2022.

Visões e desafios futuros

Mas os bombeiros voluntários não enfrentam desafios apenas em termos de formação. A associação estadual de bombeiros vê necessidade de pessoal especialmente treinado porque os números estão estagnados e as tarefas estão se tornando mais diversificadas. Também estão disponíveis cursos para tarefas especializadas, como operadores de rádio ou maquinistas, e também é possível aproveitar cursos de aperfeiçoamento em escolas estaduais de bombeiros. O corpo de bombeiros do distrito de Stendal está empenhado em continuar a oferecer cursos de fim de semana para atender a uma ampla gama de necessidades.

O serviço de bombeiros é mais do que um trabalho – é uma vocação. A disposição de ajudar em caso de emergência requer pessoal bem treinado. Só assim será possível garantir a segurança da população. O projecto-piloto na Saxónia-Anhalt constitui um bom passo na direcção certa. No entanto, resta saber se esta iniciativa será seguida e se a forma como o tempo de folga dos bombeiros é gerido irá melhorar a longo prazo.