Três furtos em Burg: a polícia está muito ocupada!
Furto em lojas em Burg (Saxônia-Anhalt): A polícia registrou três incidentes no fim de semana, incluindo uma dupla de ladrões bêbados.

Três furtos em Burg: a polícia está muito ocupada!
No fim de semana passado, a polícia de Burg (Saxônia-Anhalt) teve que ser chamada várias vezes por causa de furtos em lojas. Numa tarde de sexta-feira, às 12h55, dois homens foram flagrados escondendo smartwatches, cosméticos, roupas e cigarros eletrônicos em suas roupas em um supermercado local na Zibbeklener Straße. Um funcionário atento conversou com os dois, mas ao invés de entenderem, eles se tornaram agressivos e tentaram fugir. A polícia conseguiu prender os perpetradores, de 34 e 27 anos, que aparentemente estavam sob a influência de álcool. No dia seguinte foram levados para a prisão, como dia24 relatado.
Mas não é tudo: o incidente seguinte ocorreu na manhã de sábado, pouco depois das 8 horas. Um homem de 40 anos tentou roubar bens no valor de cerca de 10 euros, lutou contra os seguranças e tentou fugir com uma e-scooter roubada. Quando a polícia chegou, o homem estava drogado. Felizmente, ele foi detido e deverá ser julgado em breve.
Os altos e baixos do furto em lojas na Alemanha
O aumento dos furtos em lojas não é um caso isolado e lança uma sombra sobre a situação actual do retalho. De acordo com uma análise da Polícia Criminal Federal, houve cerca de 426 mil denúncias de furtos em lojas em 2023 – o maior número desde 2006. Muitos retalhistas são obrigados a investir mais de 1,5 mil milhões de euros anualmente na prevenção de roubos. Uma tendência assustadora que continua desde o fim da pandemia corona Funk alemã mostra.
Há muitas razões para o aumento: a inflação e a queda do poder de compra estão a afectar muitas pessoas, ao mesmo tempo que os bandos profissionais de ladrões estão a tornar-se cada vez mais activos. De acordo com uma pesquisa realizada Estatista O número de furtos em lojas aumentou continuamente de 2014 a 2024, o que mostra um quadro preocupante.
O que os varejistas podem fazer
Reconhecendo estes desafios, muitos retalhistas reforçaram as suas medidas de segurança. Estas incluem, entre outras coisas, câmaras de vigilância, etiquetas de segurança e aumento do número de funcionários. No entanto, quando se trata das consequências do roubo, a responsabilidade muitas vezes recai sobre os revendedores. As perdas causadas pelos furtos em lojas não oneram apenas as empresas, mas também as autoridades fiscais, uma vez que se perderam cerca de 500 milhões de euros em IVA nos últimos anos.
A gama de penas para furtos em lojas varia de multas por delitos menores a penas de prisão de até dez anos para furtos graves. Mas muitos retalhistas esperam uma punição mais rápida e consistente para fazer face ao aumento da criminalidade.
Durante estes tempos turbulentos, é importante que a polícia e os retalhistas trabalhem em estreita colaboração para garantir uma experiência de compra segura.