População da Saxônia-Anhalt: a idade média chega a 48 anos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Com 50,69 anos, o distrito de Mansfeld-Südharz tem a idade média mais alta da Saxônia-Anhalt. As causas são taxas de natalidade mais baixas e migração de jovens.

Der Landkreis Mansfeld-Südharz hat mit 50,69 Jahren das höchste Durchschnittsalter in Sachsen-Anhalt. Ursachen sind niedrigere Geburtenzahlen und Abwanderung junger Menschen.
Com 50,69 anos, o distrito de Mansfeld-Südharz tem a idade média mais alta da Saxônia-Anhalt. As causas são taxas de natalidade mais baixas e migração de jovens.

População da Saxônia-Anhalt: a idade média chega a 48 anos!

Cada vez mais pessoas na Saxônia-Anhalt estão ultrapassando a marca dos 48 anos: a idade média da população é de 48 anos e 3 meses no final de 2024 n-tv relatado. Este aumento de mais de um mês face ao ano anterior reflete uma alteração demográfica, que, além do aumento da esperança de vida, é também significativamente influenciada pelas baixas taxas de natalidade e pela emigração de jovens.

A idade média varia muito de região para região. Halle (Saale) tem a população mais jovem com 44,72 anos, enquanto o distrito de Mansfeld-Südharz com 50,69 anos e Dessau-Roßlau com 50,34 anos têm os residentes mais velhos do país. Olhando para os números numa perspectiva de género, as mulheres apresentam números visivelmente mais elevados, com uma idade média de 50 anos e 1 mês, enquanto os homens são, em média, cerca de 3 anos e 9 meses mais jovens.

Tendências e impactos demográficos

Há 30 anos a idade média era de 40 anos e 3 meses, cerca de 8 anos mais nova que hoje. Estas diferenças dizem muito sobre as tendências demográficas na região. As razões para isto são complexas: além do aumento da esperança de vida, a migração de jovens para outros estados federais também tem uma grande influência na estrutura etária, complementada por cada vez menos nascimentos nos últimos anos.

No contexto, estas tendências são impulsionadas por mudanças na taxa de natalidade. As taxas de natalidade mais elevadas desde 2013 são esperadas para 2023, mas os números ainda estão muito aquém dos valores da década de 1990. Isto também influencia o quociente de idade: Na Saxónia-Anhalt, o quociente de velhice, ou seja, a proporção de pessoas com mais de 65 anos de idade para cada 100 pessoas na vida activa, é elevado. Além das alterações demográficas, as razões para tal são a migração e a migração interna, como desestabilização descreve.

Mudança demográfica na Saxônia-Anhalt

Globalmente, como mostram as estatísticas, a Saxónia-Anhalt tem de superar alguns dos maiores desafios em termos da estrutura etária da sua população. Muitos jovens se sentem mais atraentes em outros estados federais e migram para lá. As regiões metropolitanas crescem enquanto as áreas rurais ficam no esquecimento. Isto afecta não só a distribuição da população, mas também a infra-estrutura social, que deve adaptar-se em vários aspectos ao crescente número de idosos.

Halle não é apenas o local mais jovem, mas também um exemplo de esforços para aumentar a atratividade para as famílias jovens. A cidade já se consolidou como um atrativo magnético para a imigração, em contraste com os bairros mais antigos, considerados menos dinâmicos.

Em resumo, pode dizer-se que a mudança demográfica na Saxónia-Anhalt tem consequências de longo alcance. Todas as áreas são afetadas, desde a política educativa até às infraestruturas e aos cuidados de saúde. Estes são desafios que o panorama político e social do Estado deve enfrentar. Ainda não se sabe como estas tendências se desenvolverão, mas há uma clara necessidade de ação.