Surto de gripe aviária na Saxónia-Anhalt: criação de zona de exclusão!
Foi criada uma zona de exclusão devido à gripe aviária no distrito de Mansfeld-Südharz. 40.000 galinhas abatidas, dispensada a necessidade de estábulos.

Surto de gripe aviária na Saxónia-Anhalt: criação de zona de exclusão!
O surto de gripe aviária tornou-se um problema sério na Saxónia-Anhalt. Hoje foi criada a primeira zona de exclusão em torno de uma empresa afetada no distrito de Mansfeld-Südharz. Autoridades relatam que Instituto Friedrich Loeffler confirmou um caso de gripe aviária em uma empresa. Como resultado, 40.000 galinhas poedeiras da exploração afectada tiveram de ser abatidas.
A zona de exclusão está desenhada em duas partes, com raio de três quilômetros e outra de dez quilômetros ao redor da área afetada. Regras rígidas se aplicam nessas zonas para evitar a propagação do vírus. Isto inclui a proibição da venda de carne de aves e ovos das cidades de Berga, Kelbra, Thürungen e Roßla. Os proprietários devem também garantir que os seus animais estão protegidos das aves selvagens e tomar medidas especiais de higiene.
Perigos e medidas
A gripe aviária é altamente contagiosa e pode rapidamente tornar-se fatal em muitas espécies de aves e aves. Se forem descobertas aves mortas ou doentes, elas não devem ser tocadas, mas devem ser comunicadas imediatamente às autoridades. Há poucos dias foram encontrados os primeiros animais mortos e doentes na represa de Kelbra, o que tornou necessária a criação da zona de exclusão. A área do reservatório está agora fechada ao público - não é permitido entrar nem dirigir.
Estas precauções contínuas são apoiadas pelo conhecimento de que casos confirmados e suspeitos de gripe aviária já ocorreram em outros oito distritos e cidades independentes. Nestas regiões existe também a obrigação de manter estábulos e outras medidas especiais para a criação de aves.
Eventos públicos restritos
A fim de contrariar a propagação do vírus, todas as exposições de aves, mercados e eventos semelhantes estão actualmente proibidos no distrito. As autoridades recomendam fortemente que você leve a sério as medidas de segurança e siga as regras para controlar a situação o mais rápido possível.
A segurança das pessoas e dos animais é a principal prioridade em tempos tão críticos e, juntos, este desafio poderá talvez ser melhor enfrentado.