Perigo de incêndios florestais em Mansfeld-Südharz: Alerta nível 5 a partir de 2 de julho!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Mansfeld-Südharz declarará o nível 5 de perigo de incêndio florestal mais alto a partir de 2 de julho. Instruções e medidas de segurança para visitantes florestais.

Mansfeld-Südharz ruft ab 2. Juli höchste Waldbrandgefahrenstufe 5 aus. Sicherheitshinweise und Maßnahmen für Waldbesucher.
Mansfeld-Südharz declarará o nível 5 de perigo de incêndio florestal mais alto a partir de 2 de julho. Instruções e medidas de segurança para visitantes florestais.

Perigo de incêndios florestais em Mansfeld-Südharz: Alerta nível 5 a partir de 2 de julho!

A partir de 2 de julho de 2025, o nível mais alto de perigo de incêndio florestal, 5, será declarado no distrito de Mansfeld-Südharz. O State Forest Center anunciou isso hoje. Esta decisão, que chama a atenção dos cidadãos, é da administração distrital e da aplicação de alerta Biwapp. No nível de perigo 5, é proibido entrar na floresta fora do caminho, exceto para determinados grupos, como proprietários florestais e pessoas autorizadas a caçar. Os representantes ou quem trabalha na floresta por motivos profissionais também podem desviar-se deste regulamento. Esta medida ilustra a urgência da situação, porque na segunda-feira o nível de perigo para Mansfeld-Südharz também foi elevado para 4, depois de anteriormente estar em 3. Relatórios MZ.

As avaliações do risco de incêndios florestais são feitas em coordenação com o Serviço Meteorológico Alemão (DWD), que fornece previsões diárias. Isto é particularmente relevante porque no ano de seca de 2018, o nível de perigo 4 foi constante no distrito durante quase dois meses e o nível 5 foi mesmo atingido em 39 dias. Na atual temporada já ocorreram sete incêndios florestais de menor dimensão na área de responsabilidade do Gabinete Florestal de Wippra, que destruíram um total de 2,9 hectares de floresta. Estes incêndios ocorreram predominantemente no distrito de Harz, mas também ocasionalmente no Parque Nacional Harz.

Índice de perigo de incêndio florestal e condições meteorológicas

Como podem surgir tais perigos? O índice de perigo de incêndio florestal (WBI) do DWD descreve o potencial meteorológico para o perigo de incêndio florestal e está dividido em cinco níveis: de perigo muito baixo a muito alto. Especialmente nos últimos anos, condições climáticas extremas, como o calor e a seca, levaram a um aumento dos incêndios florestais. Embora a área de incêndios florestais na Alemanha tenha diminuído significativamente entre 1991 e 2017, registámos novamente um aumento na frequência de incêndios em 2018 e 2019, especialmente nos estados federais do nordeste. Agência Federal do Meio Ambiente.

Em Brandemburgo e noutras regiões continentais, os incêndios florestais representam sérios riscos. As principais causas são muitas vezes ações negligentes ou mesmo incêndios criminosos. A quantidade de material combustível e as condições meteorológicas existentes também desempenham um papel decisivo. A velocidade do vento e a capacidade de extinção de incêndios também são importantes para o sucesso do combate a incêndios. As medidas de protecção contra inundações e a formação dos serviços de emergência devem ser continuamente optimizadas para poderem actuar de forma orientada para o futuro.

Medidas de gestão e prevenção de riscos

É essencial melhorar a prevenção dos incêndios florestais e o conhecimento necessário é apoiado pela substituição de infraestruturas modernas, como sensores digitais. Estas tecnologias permitem informar prontamente os centros de controlo de incêndios florestais sobre possíveis perigos. O centro das medidas de precaução são as faixas para feridas e os pontos de extração de água, que estão sendo desenvolvidos para oferecer melhor proteção em caso de incêndio. DWD.

Para concluir, resta dizer: cabe a cada indivíduo tratar as florestas de forma responsável e levar a sério os avisos. A floresta não é apenas um habitat para muitas espécies, mas também uma parte importante do nosso património cultural. Preste atenção aos relatórios mais recentes e siga as orientações das autoridades.