Cinco novos professores na MLU Halle: Inovação em pesquisa e ensino!
A Martin Luther University Halle-Wittenberg nomeará cinco novos professores em outubro de 2025, que cobrirão emocionantes campos de estudo interdisciplinares.

Cinco novos professores na MLU Halle: Inovação em pesquisa e ensino!
No outono de 2025, a Universidade Martin Luther Halle-Wittenberg (MLU) deu as boas-vindas a algumas novas caras no ensino. Cinco professores assumiram seus cargos no terceiro trimestre, trazendo uma lufada de ar fresco ao cenário acadêmico da cidade. Dubisthalle relata que As nomeações dizem respeito à Faculdade de Filosofia II e à Faculdade de Medicina, o que significa um desenvolvimento estimulante para a investigação e o ensino na MLU.
Na Faculdade de Filosofia II, Jun.-Prof. Ina Schenker, da Universidade de Bremen, assumiu a cátedra W1 de “Estudos Inter e Transculturais” desde 1º de setembro de 2025. Sua experiência certamente ajudará a avançar ainda mais o diálogo intercultural na MLU.
Novas perspectivas na ciência e medicina do esporte
Outra novidade é Jun.-Prof. Dr. Robert Stojan, que também foi nomeado para a MLU em setembro para chefiar a cátedra W1 de “Ciência do Esporte com foco na Ciência do Movimento”. Stojan traz novas perspectivas que podem aumentar o incentivo para que os estudantes se envolvam no campo das ciências do esporte.
A Faculdade de Medicina não tem inovações menos interessantes para oferecer. Jun.-Prof. Stephan Culemann, que anteriormente trabalhou no Instituto Leibniz de Pesquisa do Envelhecimento em Jena, assumirá a cátedra W1 de “Biogerontologia”, enquanto o Prof. Julian Prell, que já faz parte da MLU, agora dirige a cátedra W2 de “Neurocirurgia Neurofisiológica”, que será de valor considerável para a pesquisa médica em Halle. Finalmente vem a Profa. Ivonne Regel da Universidade Ludwig Maximilian de Munique para ocupar a cátedra W3 de “Imunologia Tumoral”. Ele explora novos caminhos na pesquisa do câncer que poderiam ter um impacto positivo em toda a comunidade.
Estudos interculturais em foco
Além dessas nomeações emocionantes, há também desenvolvimentos no campo dos estudos interculturais. É dada especial atenção à revistarevista intercultural, publicado desde 2012 e trata de temas relacionados aos estudos interculturais. WV Berlin relata que a publicação dá uma valiosa contribuição à discussão sobre culturas e seu intercâmbio. Com uma taxa de 18 euros para o primeiro número e 22 euros para os números seguintes, a revista oferece resultados de investigação atuais num formato atrativo.
A revista já publicou diversos números, inclusive o último de 2024, que trata de aspectos interculturais da sociedade. Temas como migração, integração e comunicação intercultural são o foco e são de importância central para a actual agenda social na Alemanha.
Internacionalização de estudos e pesquisas
Outro tema importante é a internacionalização das universidades na Alemanha. A publicaçãoPacto cosmopolita de ciência 2025, publicado pelo Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), oferece insights abrangentes sobre a situação atual. Pedocs descreve, como a internacionalização no ensino superior e na ciência tem sido analisada desde 2001 e que figuras-chave desempenham um papel. A edição deste ano apresenta claramente a mobilidade de estudantes e cientistas e fornece dados valiosos sobre a rede internacional de universidades.
Os desenvolvimentos acima mencionados na MLU em Halle e os tópicos em torno dos estudos interculturais e da internacionalização do ensino superior são uma indicação clara de que o panorama académico na Alemanha não está parado. Esses avanços não apenas proporcionam um novo impulso ao ensino, mas também perspectivas interessantes na pesquisa.