Alarme da doença de Lyme na Saxônia: os casos aumentam 50% durante as férias!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

No verão de 2025, o número de casos da doença de Lyme na Saxónia aumentou quase 50%. Especialistas alertam sobre riscos de carrapatos e oferecem proteção vacinal.

Im Sommer 2025 stieg die Zahl der Borreliose-Fälle in Sachsen um fast 50 %. Experten warnen vor Zeckenrisiken und bieten Impfschutz an.
No verão de 2025, o número de casos da doença de Lyme na Saxónia aumentou quase 50%. Especialistas alertam sobre riscos de carrapatos e oferecem proteção vacinal.

Alarme da doença de Lyme na Saxônia: os casos aumentam 50% durante as férias!

Nas últimas semanas, as autoridades de saúde da Saxónia soaram o alarme: o número de casos da doença de Lyme aumentou acentuadamente. Um total de 663 doenças foram registadas durante as férias de verão de 2025, um aumento de quase 50 por cento em relação ao ano anterior, quando foram notificados 450 casos, relata. MDR. Esta evolução preocupante é atribuída ao inverno ameno, que favoreceu um ano rico em carrapatos, explica Monika Welfens, gestora estadual da Barmer Sachsen.

O que é particularmente surpreendente é que mais de 55% dos casos da doença de Lyme ocorreram durante as férias de verão. Em todo o ano de 2025, 1.209 casos foram registrados pelo Instituto Robert Koch (RKI), enquanto no ano passado, na mesma época, houve significativamente menos pessoas afetadas, com 906 casos. Os números de encefalite transmitida por carrapatos (TBE) também não são insignificantes, embora já tenham sido observados declínios com 27 casos este ano e 37 no ano passado.

Uma olhada nos números

As estatísticas recentemente publicadas mostram claramente a propagação da doença de Lyme na Saxónia:

  • 2025: 663 Fälle während der Sommerferien
  • 2024: 450 Fälle im selben Zeitraum
  • 2025: 1.209 Gesamterkrankungen (bis Ende der letzten Woche)
  • 2024: 906 Gesamterkrankungen im gleichen Zeitraum
  • FSME 2025: 27 Fälle
  • FSME 2024: 37 Fälle

Além disso, as autoridades relatam 68 novos casos da doença de Lyme numa única semana, que se espalha por toda a Saxónia - as regiões de Dresden e as montanhas de minério oriental da Suíça Saxónica destacaram-se particularmente. Desde o início do ano, foram registradas 535 infecções, um aumento em relação aos 456 casos no mesmo período do ano passado Dia 24 determina.

O que acontece no corpo?

A doença de Lyme, também conhecida como doença de Lyme, pode ter consequências graves. Além dos sintomas típicos como vermelhidão da pele em forma de anel, fadiga e febre, também pode causar inflamação das articulações, músculo cardíaco e nervos. Os sintomas de uma infecção pela doença de Lyme geralmente ocorrem apenas uma a seis semanas após a picada de um carrapato, o que torna a detecção precoce tão importante. O tratamento geralmente é com antibióticos, embora haja vacinação contra TBE.

Os carrapatos, principais vetores da doença, sentem-se particularmente confortáveis ​​em florestas, grama alta e folhagem úmida. Torna-se particularmente perigoso quando as temperaturas sobem para mais de 7 graus Celsius, porque então as pequenas pragas ficam ativas. O RKI alerta para os riscos à saúde e aponta a importância das medidas de proteção à saúde pública, principalmente no que diz respeito às mudanças climáticas, que podem influenciar a ocorrência e propagação dessas doenças, conforme consta no site Instituto Robert Koch pode ser lido.

Dadas estas estatísticas alarmantes, é aconselhável ter cautela ao passar tempo ao ar livre. Usar roupas compridas e repelente contra carrapatos pode ajudar a minimizar o risco de infecção. Mantenha-se saudável e iluminado!