Chemnitz dança para a Odyssey in C: um festival cultural para todos os sentidos!

Am 26. Juni 2025 fand in Chemnitz eine innovative Tanzaufführung zu Joyces „Ulysses“ an 18 Schauplätzen statt.
Em 26 de junho de 2025, uma performance inovadora de dança para Joyces "Ulysses" ocorreu em Chemnitz em 18 locais. (Symbolbild/NAG)

Chemnitz dança para a Odyssey in C: um festival cultural para todos os sentidos!

Em 26 de junho de 2025, Chemnitz, a capital da cultura europeia deste ano, teve um evento de dança muito especial: "Odyssey in C". Nesse evento único, que interpretou os 18 episódios da obra -prima de James Joyce "Ulysses", tocou 18 locais diferentes na cidade alternadamente. A primeira apresentação em Dawn, no Oasis de Markersdorfer, foi um pouco cedo para muitos espectadores, mas iniciou um emocionante dia de arte e cultura. [Faz.Net relata que ...] (https://www.faz.net/aktuell/feuilleton/musik-und-buehne/tanz/in-chemnitz-interpretieren-tatzgrupen- Joyces-ulyss-kreat-1111565495.html)

A performance "Odyssey em C" navegou pela cidade como um fio vermelho e apresentou coreografias de dança em lugares impressionantes, incluindo o pitoresco Jakobikirche e o antigo mercado. Cada episódio foi implementado criativamente por vários grupos de dança. Entre outras coisas, o público foi capaz de experimentar o elegante desempenho do grupo francês Cie Retouramont no quintal do Museu da Arqueologia, onde acrobatas pairavam em tiras de corda e ofereciam uma poesia visual. O sétimo episódio, no qual a dinâmica de um jornal diário foi discutida, impressionada com a rápida rotação dos dançarinos.

Variedade de performances

Recursos especiais não estavam apenas nas apresentações, mas também na variedade de empresas de dança que participaram deste festival. Da empresa britânica Chameleon, que encenou um diálogo urgente e interativo com a platéia no busto de Marx, para o grupo francês Cie Ex Nihilo, que encenou uma coreografia empolgante para disputas de mesa no episódio em torno do almoço de Bloom-a variedade foi ótima. O desempenho conjunto do episódio de "Irfelsen" de dançarinos tcheco e artistas de circo francês também se concentrou na cooperação fantástica de artistas internacionais. chemnitz2025.de informa que ...

Coreografias especiais de empresas de dança de diferentes países foram desenvolvidas para o evento. Entre os participantes foram encontrados como grupos de renome como as imagens holandesas do Panamá e a empresa de dança da Nuepiko Lituânia. Os estudantes de Chemnitz também estavam envolvidos nos projetos, que mostram o quão próximo a cultura local e a arte internacional estão entrelaçados aqui. A estréia mundial deste ano da capital da cultura também é um sinal de que Chemnitz atrai amantes de arte de perto e de longe.

James Joyce e suas influências

A inspiração para esta impressionante viagem de dança vem claramente da obra literária de James Joyce "Ulysses", que é considerada um monumento a Dublin. Joyce, nascido em 1882, criou uma base literária com sua vida por escrito e, especialmente, com este romance, que deve ser recebido em muitas formas artísticas de expressão até hoje. Se você quiser aprender mais sobre o grande escritor, encontrará o que está procurando em James Joyce Center em Dublin.

Com uma performance emocionante que mergulha profundamente na urbanidade do "Bloomsday", Chemnitz provou que dança e literatura podem ser tecidas de uma maneira bonita. A resposta do público foi consistentemente positiva, e a cidade mais uma vez demonstrou impressionantemente que é um centro cultural de formato europeu.

Details
OrtChemnitz, Deutschland
Quellen