A cena criadora de Chemnitz conquista Tóquio: Criatividade no Festival da Alemanha!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Chemnitz apresenta ofertas de participação criativa no Germany Festival 2025 em Tóquio, promove o intercâmbio cultural e a sustentabilidade.

Chemnitz präsentiert kreative Mitmachangebote beim Deutschlandfest 2025 in Tokio, fördert kulturellen Austausch und Nachhaltigkeit.
Chemnitz apresenta ofertas de participação criativa no Germany Festival 2025 em Tóquio, promove o intercâmbio cultural e a sustentabilidade.

A cena criadora de Chemnitz conquista Tóquio: Criatividade no Festival da Alemanha!

O que está acontecendo em Tóquio? Bastante! O Festival da Alemanha aconteceu no Parque Hibiya em 2 de novembro de 2025, e a cena maker saxônica está lá pela primeira vez com ofertas de participação criativa. Como Visualizar relatórios, o evento foi convidado pela Embaixada da Alemanha em Tóquio e organizado em colaboração com o Festival UE-Japão. A Saxônia mostrou mais uma vez que é um lugar criativo.

Centenas de visitantes compareceram aos workshops oferecidos por duas equipes saxônicas – a Holzkombinat Chemnitz e a Makerspace Schneeberg. Na Holzkombinat, as pessoas puderam projetar ímãs de geladeira em madeira e imprimir motivos exclusivos da Cheminter. Esta não foi apenas uma grande oportunidade para ser criativo, mas também para levar para casa algo completamente único. Os colegas de Schneeberg emocionaram as pessoas com oficinas de reciclagem nas quais os participantes puderam fazer anjos de Natal a partir de resíduos. Não só foi utilizado material da Saxónia, como também trabalhámos com parceiros locais.

Uma união criativa

Sachio Howoldt, da Embaixada da Alemanha, ficou entusiasmado com a ampla gama de oportunidades de participação. Katrin Hoffmann, diretora administrativa da Industrieverein Sachsen 1828 e.V., enfatizou a importância do intercâmbio cultural entre a Saxônia e o Japão, que é promovido por tais eventos. Afinal, os criadores são algo muito especial: muitas vezes são pessoas que implementam ativamente ideias, projetam e fazem as próprias coisas. E é exatamente isso que não só é bem recebido em Chemnitz, mas também cria conexões além-fronteiras.

Entretanto, os fabricantes japoneses mostraram a sua experiência na arte tradicional da terra e da palha e demonstraram veículos robóticos programáveis. Estes encontros interculturais são um ponto central do projecto Chemnitz 2025, Capital Europeia da Cultura, com o objectivo de ligar a cultura regional e internacional. E o Festival UE-Japão é um parceiro importante no apoio e implementação de projetos como este Chemnitz2025 pode ser lido.

  • Das Deutschlandfest ist seit 2011 ein jährliches Highlight im Hibiya-Park.
  • Es gilt als größtes deutsches Kulturfestival in Japan und zieht zehntausende Besucher an.
  • Nächstes Festival: 31. Oktober bis 3. November 2025 mit dem Fokus auf Begegnung, Nachhaltigkeit und Innovation.

Em resumo, pode-se dizer que a cultura participativa criativa, que é promovida através de eventos como o Festival da Alemanha em Tóquio, fortalece de forma sustentável não só a Saxónia, mas também toda a Capital Europeia da Cultura, Chemnitz 2025. Será emocionante ver como estas ligações continuarão no futuro e como projetos emocionantes continuarão a ser conectados!