Hartmannbrunnen retorna: Chemnitz celebra novos sinais de vida!
A Fonte Hartmann em Chemnitz será reconstruída no Parque Industrial da Germânia em 2025, financiada por Jörg Meinel e pela cidade.

Hartmannbrunnen retorna: Chemnitz celebra novos sinais de vida!
Algo emocionante está acontecendo em Chemnitz: a Fonte Hartmann, que está escondida há muito tempo, em breve irá borbulhar novamente! A fonte, que ficava em frente à Clínica Chemnitz – anteriormente conhecida como Hospital Distrital Karl-Marx-Stadt – de 1982 a 2018, foi desmontada como parte das novas obras de construção da clínica e tem sido armazenada sem uso nas instalações da clínica desde então. Mas isso agora deve mudar! Segundo o MDR, a reconstrução prevista tem um custo estimado em 200 mil euros e está a ser apoiada por uma iniciativa do empresário Jörg Meinel e de cidadãos empenhados de Chemnitz.
O que exatamente está por trás do projeto? A Fonte Hartmann, projetada por Horst Hartmann no final da década de 1970, será reerguida no Parque Industrial Germania em Altchemnitz, onde foi originalmente produzida. Com o projeto “Hartmann’scoming home”, a população de Chemnitz quer garantir que o elemento histórico encontre um novo lugar acessível ao público na cidade, como relata Tag24. Martin Jonas, diretor-geral da clínica, manifestou o seu entusiasmo pela iniciativa e pela importância da fonte como parte do espaço público.
Renovação e restauração
Antes que a fonte brilhe novamente em toda a sua glória, são necessários extensos trabalhos de renovação e restauração. Estas incluem não só a restauração das partes do poço, mas também trabalhos subterrâneos, como bombas, engenharia civil, tratamento de água e fornecimento de energia. Num futuro próximo, as peças da fonte serão reformadas por empresas especializadas em processamento de aço inoxidável, o que deverá finalmente encerrar o longo período de tristeza.
O projeto também recebe um apoio impressionante de vários setores: a Clínica Chemnitz contribui com 5.000 euros para a restauração. É bom ver como o compromisso colectivo dos cidadãos e das instituições ajuda a refrescar a paisagem urbana de Chemnitz e a enriquecer com uma atracção histórica.
O contexto: Chemnitz como Capital Cultural 2025
O projeto não é apenas um empreendimento histórico local, mas também parte de uma visão mais ampla. Chemnitz será a Capital Europeia da Cultura em 2025, o que trará consigo uma variedade de projetos de desenvolvimento urbano. O projeto de desenvolvimento urbano inclui atualmente cerca de 30 áreas de intervenção, incluindo a fonte Hartmann e o novo parque distrital no renaturalizado Pleißenbach. O volume total de investimento nestes projetos deverá rondar os 60 milhões de euros. O objetivo é fortalecer de forma sustentável a comunidade da cidade e criar liberdade criativa, como a própria cidade de Chemnitz explica no seu site.
Então, quando a fonte irá borbulhar? A conclusão da Fonte Hartmann está prevista para 2025, exatamente o ano em que Chemnitz celebra o seu reinício cultural. Um bom momento para deixar a cidade e a sua história brilharem sob uma nova luz!