Crianças pela proteção climática: Projeto teatral Hello Atmosphere” em Leipzig!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente o teatro ao ar livre “Hello Atmosphere” em Leipzig, de 21 a 24 de junho de 2025 – um projeto para fortalecer a igualdade intergeracional.

Erleben Sie das Open-Air-Theater "Hello Atmosphere" in Leipzig vom 21. bis 24. Juni 2025 – ein Projekt zur Stärkung der Generationengerechtigkeit.
Experimente o teatro ao ar livre “Hello Atmosphere” em Leipzig, de 21 a 24 de junho de 2025 – um projeto para fortalecer a igualdade intergeracional.

Crianças pela proteção climática: Projeto teatral Hello Atmosphere” em Leipzig!

As coisas serão emocionantes na animada cidade de Leipzig nos próximos dias! A produção ao ar livre “Hello Atmosphere” do Theatre der Junge Welt (TdJW) acontecerá no Parque Robert Koch de 21 a 24 de junho. Aqui as crianças tornam-se adultos que falam sobre questões futuras importantes a partir da sua perspectiva e interagem de forma interactiva com o público. Este projeto, que trata da justiça intergeracional, é uma importante intervenção artístico-política no meio dos atuais desafios sociais como o populismo, a guerra de agressão russa na Ucrânia e a extinção de espécies, que também colocam em foco as alterações climáticas. MDR informa que...

Como parte da produção, um “Conselho de Gerações” é convocado no teatro, reunindo crianças, jovens e adultos para pensar numa visão comum para o futuro. O dramaturgo Justus Rothländer enfatiza a importância de ouvir a voz da geração mais jovem numa sociedade em envelhecimento. Afinal de contas, os jovens na Alemanha são muitas vezes uma minoria devido à evolução demográfica. Assim, o palco do parque é enriquecido com elementos improvisados ​​como semáforos e pneus, enquanto crianças com coletes fluorescentes e megafones garantem interativamente uma experiência emocionante.

A apresentação será uma experiência para todos

Além das vozes assustadoras das crianças, os presentes podem esperar declarações fortes sobre as alterações climáticas, incluindo textos de crianças em idade escolar de Leipzig. Estas declarações sobre o meio ambiente, como sobre a condução e a extinção de animais, mostram a profunda preocupação das crianças. O projeto está sendo realizado com a ajuda da Fundação Cultural Federal, que disponibiliza generosos 118.800 euros. Espera-se que o público seja instruído antes de cantar junto, o que significa que a produção combina elementos de um culto religioso e um ensaio do coral.

A performance final será complementada pelos resultados do “Conselho de Gerações”, que publicará no dia 24 de junho o seu manifesto muito pessoal, que será depois transmitido aos políticos em Berlim. Liesbet Swings, diretora artística do teatro holandês Artemis, apoia os jovens participantes durante os ensaios e traz sua experiência para a concepção da performance. O Theatre Artemis é conhecido por suas abordagens inovadoras e ganhou diversos prêmios. Juntamente com os cidadãos de Leipzig, provenientes de diferentes faixas etárias, todos os presentes são chamados a pensar nos desafios de hoje.

Justiça intergeracional e proteção climática em foco

Mas a questão da justiça intergeracional vai além das performances artísticas. Num discurso na Áustria proferido por especialistas científicos, incluindo Univ.-Prof. Lukas Meyer, teve um impacto duradouro, torna-se claro que a protecção climática afecta a todos nós. Trata-se de uma distribuição justa de recursos entre gerações, uma vez que os jovens de hoje devem suportar as consequências dos erros do passado no cuidado do nosso planeta. S4F trata de...

As falhas contínuas na área da proteção climática colocam em risco a qualidade de vida das gerações futuras. É também feita referência às perspetivas jurídicas que ainda podem ser desenvolvidas para garantir um intercâmbio justo entre gerações. O projeto educativo teatral “Hello Atmosphere” ajuda a lançar luz sobre este tema e cria um espaço para uma discussão mais aprofundada que é relevante não apenas em Leipzig, mas também muito além.

Quellen: