Salve os hamsters do campo: 12 milhões de euros para a proteção de espécies na Saxônia!
O projeto “LIFE4HamsterSaxony” começa no norte da Saxônia com 12 milhões de euros para proteger o ameaçado hamster do campo e apoiar a agricultura.

Salve os hamsters do campo: 12 milhões de euros para a proteção de espécies na Saxônia!
A protecção do hamster europeu na Alemanha está a tomar forma concreta. Foi lançado um ambicioso projeto sob o nome promissor “LIFE4HamsterSaxony” que visa promover as espécies ameaçadas de extinção na Saxónia. Este importante empreendimento foi lançado oficialmente no início de outubro de 2023 e foi financiado com impressionantes 12,2 milhões de euros, sendo 75% do financiamento proveniente da UE. Os fundos restantes vêm do Estado Livre da Saxônia, do Zoológico de Leipzig e do distrito da Saxônia do Norte. Isso relata Agrícola hoje.
Os especialistas descobriram que as populações de hamsters europeus na Alemanha diminuíram alarmantes 99%. Eles estão listados como criticamente ameaçados em todo o mundo na Lista Vermelha da IUCN. O projeto é, portanto, crucial para travar o declínio destes pequenos animais e oferecer-lhes um novo habitat. Heinz Bernd Bettig, Presidente do Gabinete do Estado da Saxónia para o Ambiente, Agricultura e Geologia (LfULG), é um dos responsáveis por este projecto.
Proteja os hamsters do campo e promova a agricultura
O projeto “LIFE4HamsterSaxony” decorre até ao final de 2031 e tem muito planeado: serão fornecidas áreas de soltura adequadas para hamsters entre Delitzsch e a área circundante. Estas áreas caracterizam-se pelo facto de não serem tratadas com pesticidas e não consistirem em monoculturas. Os agricultores daqui têm o grande objetivo de tornar o solo mais fértil através do regresso do hamster europeu e ao mesmo tempo contribuir para a promoção da biodiversidade.
Este ano, 179 hamsters do campo já foram soltos em áreas adequadas. Se tudo correr bem, a descendência destes animais poderá aumentar a população existente para até 300. O objectivo é também criar consciência para uma agricultura sustentável. Para o efeito, a tónica é também colocada na mudança da utilização dos solos, por exemplo, apoiando as explorações agrícolas na reestruturação das suas terras aráveis. Isso de acordo com Watson.
Juntos pelo hamster do campo
Vários parceiros são responsáveis pela implementação do projeto, incluindo o Zoológico de Leipzig e outras instituições como NABU Saxônia, Bergzoo Halle e Zoológico de Berlim. Estas instituições concordam: O apoio agrícola é crucial para o habitat do hamster europeu. No âmbito do projecto “Feldhamsterland”, está também a ser realizado um trabalho intensivo de relações públicas para proteger as unidades populacionais restantes através de gravações voluntárias, o que é outro cerne desta iniciativa.
Além dos roedores dignos de proteção, também é promovido o intercâmbio entre a agricultura e a proteção das espécies. Há grande esperança de que esta colaboração não beneficie apenas o hamster do campo a longo prazo, mas também o uso agrícola. É necessária aqui uma boa mão para oferecer à natureza e aos agricultores uma situação vantajosa para todos. Isto mostra mais uma vez que a protecção das espécies e a agricultura podem andar de mãos dadas.
O projeto “Feldhamsterland”, que está ativo em vários estados federais, como Hesse, Baixa Saxônia e Turíngia, também se destina a ajudar a proteger o hamster do campo em várias regiões do projeto. As medidas centram-se não só no regresso da espécie, mas também em garantir o seu futuro nas terras agrícolas, disse. Feldhamster.de.