O desemprego em Altenburger Land está a diminuir – há grande procura de trabalhadores qualificados!
No Altenburger Land, o desemprego caiu ligeiramente em Outubro de 2025, apesar da crescente procura de trabalhadores qualificados.

O desemprego em Altenburger Land está a diminuir – há grande procura de trabalhadores qualificados!
Há notícias positivas sobre a situação do mercado de trabalho em Altenburger Land. O número de desempregados caiu ligeiramente em outubro de 2025 e é agora de 4.019 pessoas. Isto significa uma diminuição de 51 desempregados face a setembro, o que corresponde a menos 1 por cento. Em contrapartida, verifica-se um aumento face ao ano anterior, onde o número de desempregados aumentou em 160 pessoas ou 4 por cento. A actual taxa de desemprego é de 9,1 por cento, o que é 0,1 pontos percentuais inferior à do mês anterior, mas superior aos 8,8 por cento do ano anterior. De acordo com abg-net.de, o mercado de trabalho em Altenburger Land é estável, apesar dos desafios económicos, com uma elevada procura de especialistas qualificados.
Dos 4.019 desempregados em Altenburger Land, 1.206 estão na jurisdição do SGB III, que é coberta pela agência de emprego, enquanto 2.813 na jurisdição do SGB II estão registados nos centros de emprego. Deve-se notar aqui um número notável: cerca de 70% dos desempregados são atendidos pelo centro de emprego Altenburger Land. Além disso, 634 pessoas registaram-se como novos desempregados em Outubro, incluindo 218 provenientes directamente do emprego. Por outro lado, 681 pessoas terminaram o desemprego, das quais 206 encontraram com sucesso um novo emprego.
Oportunidades de emprego e demanda da indústria
O número de empregos oferecidos apresenta um ligeiro aumento. Foram reportados 87 novos empregos em Outubro, mais 14 que em Setembro e mais 3 que no ano anterior. Um total de 490 vagas estão atualmente anunciadas na Agência de Emprego de Altenburg. Os trabalhadores qualificados são particularmente procurados numa variedade de indústrias, incluindo a indústria transformadora, a saúde e a assistência social, a construção, o retalho e a manutenção automóvel. Há também uma grande procura nas áreas de serviços profissionais, científicos e técnicos, bem como outros serviços económicos.
Seguro Social
O número de comunidades carenciadas diminuiu face ao ano anterior, nomeadamente em 173, para um total de 4.027. Além disso, 5.334 pessoas receberam o benefício de cidadão em Outubro, o que corresponde a uma redução de 263 ou 5 por cento face ao ano anterior. Esta evolução mostra que também aqui estão a surgir tendências positivas.
Para mais informações sobre o mercado de trabalho em Altenburger Land, o site da agência de emprego em statistics.arbeitsagentur.de é um ponto de contato útil. Apesar dos desafios trazidos pela situação económica, as perspectivas para o mercado de trabalho permanecem optimistas, uma vez que a procura por especialistas qualificados continua elevada.