Jena está revolucionando a educação MINT: Novo financiamento para clubes!
Jena atualiza a estratégia do MINT para apoiar os clubes. Novas ideias e medidas para a educação em matemática, ciências da computação, ciências naturais e tecnologia.

Jena está revolucionando a educação MINT: Novo financiamento para clubes!
Muita coisa está acontecendo na educação MINT em Jena: Na sua última reunião, o conselho municipal revisou a estratégia para as áreas de matemática, ciências da computação, ciências naturais e tecnologia. Estes novos planos dizem respeito tanto ao conteúdo como a ajustes financeiros ao financiamento, que beneficiarão vários clubes, é relatado Jena TV.
Iniciativas como witelo e.V. e Imaginata e.V., que já estão fazendo contribuições importantes para o cenário educacional MINT em Jena, são particularmente apoiadas. A cidade também apresentou os antecedentes das mudanças junto a esses clubes. A Dra. Christina Walther, da witelo, descobriu que a educação MINT oferece uma excelente oportunidade para alcançar mais crianças e jovens.
Reunião da rede sobre educação MINT
A reunião da rede realizada recentemente na histórica Câmara Municipal reuniu cerca de 50 intervenientes na educação MINT. Organizado por witelo e.V. e a secretaria de educação da cidade, inúmeras ideias foram discutidas aqui. Entre outras coisas, foi discutida a ligação dos conteúdos do MINT com as ofertas artísticas, o que abre uma perspectiva estimulante para aumentar o interesse dos jovens por estas áreas.
O Chefe da Educação, Johannes Schleußner, deu as boas-vindas aos participantes e enfatizou a variedade de ideias e iniciativas que estão sendo implementadas na cidade. A Câmara Municipal de Jena já tinha adotado uma estratégia MINT em 2016, que foi agora atualizada. O foco não está apenas na educação em si, mas também na sua ligação à cultura e até ao setor do turismo.
Ofertas inovadoras do MINT
As novas ofertas do MINT também incluem a oficina de reboques na Stadtwerke Jena Netze GmbH. A Imaginata também comemora 30 anos como local de aprendizagem e aposta no desenvolvimento nas áreas de sustentabilidade e energias renováveis. Na Universidade Ernst Abbe, um grupo de tecnologia incentiva ajustes e experimentação entre os alunos.
Além disso, o programa de acção MINT do Ministério Federal da Educação e Investigação tenta promover as competências MINT em todos os níveis de ensino. Particularmente importantes são os temas de garantir trabalhadores qualificados e oportunidades de participação, que também têm em conta os desafios sociais, como as alterações climáticas e a digitalização. BMBF explicou.
Para tornar o financiamento do MINT abrangente, o Plano de Acção 2.0 defende novas iniciativas em áreas como a cooperação, a qualidade e a investigação. Particularmente digna de nota é a maior atenção dada à integração das mulheres nas profissões MINT, a fim de contrariar o problema da sub-representação.
Com mais de 70 parceiros na rede e inúmeras oportunidades de aprendizagem extracurricular, Jena desempenhará um papel pioneiro na educação MINT nos próximos anos. O empenho dos clubes locais e da cidade certamente abrirá muitas novas perspectivas para os jovens talentos.