Alarme no distrito de Kyffhäuser: a gripe aviária mata centenas de guindastes!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os primeiros casos de gripe aviária foram encontrados em guindastes no distrito de Kyffhäuser, na Turíngia. Estão em vigor medidas de proteção rigorosas.

Im Kyffhäuserkreis, Thüringen, wurden ersten Fälle von Vogelgrippe bei Kranichen festgestellt. Strenge Schutzmaßnahmen sind in Kraft.
Os primeiros casos de gripe aviária foram encontrados em guindastes no distrito de Kyffhäuser, na Turíngia. Estão em vigor medidas de proteção rigorosas.

Alarme no distrito de Kyffhäuser: a gripe aviária mata centenas de guindastes!

No distrito de Kyffhäuser, na Turíngia, a gripe aviária está a assumir proporções dramáticas. Os primeiros casos foram registrados em outubro, incluindo um guindaste infectado. Até à data, foram recuperados um total de 93 animais mortos, incluindo o grou, um cormorão e uma garça-real. Os mortos foram encontrados não apenas no reservatório de Kelbra, mas também na área mais ampla do distrito. A situação é tão grave que foi imposta uma proibição de entrada em toda a margem do reservatório, tanto no lado da Turíngia como no lado da Saxónia-Anhalt. O que é particularmente alarmante é que mais de 500 grous mortos foram encontrados no lado Saxónia-Anhalt do reservatório. Alto MDR A gripe aviária, também conhecida como gripe aviária, é uma doença infecciosa altamente contagiosa que geralmente não representa uma ameaça para os seres humanos.

Já foram tomadas medidas de proteção rigorosas para evitar a propagação ao gado. Se houver suspeita de gripe aviária, os distritos são obrigados a impor requisitos apropriados, tais como estábulos obrigatórios ou o estabelecimento de áreas restritas. Um decreto geral entrou recentemente em vigor em Erfurt, que afecta partes da cidade, especialmente os lagos no norte que fazem fronteira com o distrito de Sömmerda. Uma fazenda de engorda com cerca de 40 mil animais em Erfurt também foi afetada. Uma suspeita de gripe aviária em Mittelhausen também está sendo examinada.

Desenvolvimentos atuais na Turíngia

A situação continua tensa. No início de Outubro ocorreu um surto numa exploração avícola em Mergendorf, no distrito de Greiz, onde um total de 1.358 animais tiveram de ser abatidos, incluindo 907 patos, 284 gansos e 149 galinhas. Em redor destas explorações foi criada uma zona de protecção de três quilómetros, dentro da qual todos os animais devem ser examinados, enquanto os controlos pontuais de animais aparentemente saudáveis ​​são efectuados numa zona de monitorização de dez quilómetros.

No distrito de Saale-Orla, devido ao elevado risco, foi aplicado um requisito estável para certas áreas de risco com efeito imediato, embora ainda não tenham sido notificados casos suspeitos. Neste contexto, a área do lago Plothen e uma região em torno de uma grande granja avícola em Thierbach são consideradas “áreas de risco ornitológico”. No distrito de Schmalkalden-Meiningen, as comunidades que fazem fronteira com o Werra e as grandes explorações avícolas também devem cumprir os requisitos correspondentes, a fim de limitar possíveis riscos para as populações animais.

A consciencialização sobre a gripe aviária e o seu impacto na criação de animais está a aumentar. A segurança alimentar e a protecção da agricultura são o foco. Embora muitos agricultores anseiem por um rápido regresso à normalidade, a situação permanece tensa neste momento e estão a ser feitos todos os esforços para prevenir novas infecções.