Südlink: Participação cidadã nas novas mudanças no plano até 23 de julho!
A TransnetBW está planejando mudanças no SuedLink em Schmalkalden-Meiningen. Os afetados têm até 23 de julho para comentar.

Südlink: Participação cidadã nas novas mudanças no plano até 23 de julho!
Muita coisa aconteceu nas últimas semanas em relação ao importante projeto de infraestrutura da SuedLink. Em 20 de maio, a empresa TransnetBW solicitou oficialmente a segunda alteração do plano para a seção D1, que se estende desde a fronteira estadual federal de Hesse/Turíngia até a fronteira sul da Turíngia. Estas mudanças também afectarão várias comunidades na Turíngia e na Baviera. Informado sobre estes desenvolvimentos tbv-erfurt.
As alterações solicitadas incluem, entre outras coisas, uma série de ajustes estruturais, como a adição de seis estações de tratamento de solo nas áreas das instalações do canteiro de obras e o replanejamento da estrada de acesso Z-D1-35-022 no distrito de Oberellen, município de Gerstungen. Haverá também um novo cálculo da compensação na Baviera e um pedido de corte raso para uma floresta a oeste de Wasungen. Esses ajustes são necessários para avançar ainda mais nos preparativos para as próximas obras.
Participação do público até 23 de julho
Particularmente importante neste contexto é a participação pública renovada, necessária devido às alterações do plano. Os cidadãos afetados têm a oportunidade de enviar seus comentários sobre as alterações dos planos, que ficam disponíveis no site da Agência Federal de Redes, até 23 de julho. Ressalte-se que as declarações referem-se exclusivamente a alterações nos documentos já disponibilizados.
Alto TransnetBW Os documentos de aprovação do planejamento para o trecho SuedLink de aproximadamente 75 quilômetros de Sallmannshausen a Eußenhausen já foram apresentados. A decisão de aprovação do planeamento está prevista para o final do verão de 2024, e está também a ser considerada a possibilidade de iniciar os trabalhos de construção a partir do outono de 2023. A construção poderá, portanto, começar em breve, mesmo antes de todo o plano ser aprovado.
O que isso significa para a região?
O projeto SuedLink é de fundamental importância para a transição energética na Alemanha. Uma vez concluída a ligação, servirá como uma ligação de cabo subterrâneo de corrente contínua que ligará as regiões ricas em vento do norte da Alemanha à Baviera e Baden-Württemberg a partir do final de 2028. Todo o percurso de cerca de 700 quilómetros será um dos maiores projetos de infraestruturas do nosso tempo, com um investimento de cerca de 10 mil milhões de euros. Os operadores de rede TransnetBW e TenneT são responsáveis pela implementação, sendo este último responsável pela secção norte do projecto.
O envolvimento público é uma preocupação fundamental, uma vez que os projectos de infra-estruturas não são apenas de âmbito técnico, mas também podem afectar preocupações locais. Alto participação.bund.de Os cidadãos afetados pelos projetos podem fazer valer os seus direitos e interesses, seja em relação à propriedade, à saúde ou à conservação da natureza. O processo de participação garante que todas as vozes sejam ouvidas.
Em resumo, pode-se dizer que o SuedLink não só representa um projecto chave para o fornecimento de energia alemão, mas também oferece uma oportunidade diversificada para a população local expressar as suas opiniões e preocupações.