CSD Sonneberg: Críticos anunciam protestos para 19 de julho!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O segundo Christopher Street Day acontecerá em Sonneberg em 19 de julho de 2025, apesar do contra-comício anunciado.

Am 19. Juli 2025 findet in Sonneberg der zweite Christopher Street Day statt, trotz angekündigter Gegenkundgebung.
O segundo Christopher Street Day acontecerá em Sonneberg em 19 de julho de 2025, apesar do contra-comício anunciado.

CSD Sonneberg: Críticos anunciam protestos para 19 de julho!

Em 19 de julho de 2025, Sonneberg será palco do segundo “Christopher Street Day” (CSD) – um evento que representa a visibilidade e os direitos da comunidade LGBTQ+. Depois do grande sucesso da primeira edição em 2024, que atraiu centenas de participantes, o evento voltará a ser celebrado este ano. Mas nem tudo está isento de resistência, já que os críticos anunciaram uma contra-manifestação visando o evento. De acordo com o Jornal geral O município ainda não recebeu solicitação do prefeito Heiko Voigt sobre patrocínio ao CSD, e a prefeitura confirmou que nenhuma bandeira arco-íris será hasteada durante o evento.

O CSD tem suas raízes nos acontecimentos de 1969 no Stonewall Inn, na cidade de Nova York, onde um motim contra uma operação policial serviu como a centelha inicial para o movimento gay. Na Alemanha, os primeiros desfiles só foram lançados no final da década de 1970. A primeira manifestação oficial do CSD em Berlim, em 1979, atraiu cerca de 450 participantes e, desde então, o evento mudou e expandiu-se enormemente, sem que a mensagem política nunca perdesse a sua importância. Agência Federal de Educação Cívica enfatizou.

Paralelos com o CSD em Nuremberg

Paralelamente, também será celebrado o CSD em Nuremberga, que quer dar o exemplo da diversidade sexual com um grande desfile no dia 6 de agosto de 2025. O CSD em Nuremberga começa um pouco mais cedo, nomeadamente com as “Semanas do Orgulho”, que começam no dia 21 de julho e oferecem inúmeros eventos como workshops, leituras e um piquenique para as famílias arco-íris. O lema do CSD de Nuremberg é: “Visibilidade cria segurança”. Tais eventos destinam-se a reforçar a coesão dentro da comunidade e a enviar um sinal claro contra a discriminação, como este Notícias de Nuremberga relatório.

Um destaque especial das “Semanas do Orgulho” de Nuremberg é a vernissage da exposição fotográfica “We are…” da artista Katrin Kaa Riedl, que ficará exposta na Igreja Protestante de St. Esta exposição mostra retratos de pessoas queer e tem como objetivo ajudar a promover a visibilidade e a diversidade na sociedade.

O significado do CDS

O Christopher Street Day é mais do que apenas um desfile colorido. Tem um significado social mais profundo, que vai desde o fortalecimento dos direitos dos gays até ao combate à violência crescente contra a comunidade LGBTQ+. O CSD é um lugar onde as vozes se levantam e as memórias do passado são mantidas vivas. Todos os anos, os CSDs em inúmeras cidades alemãs atraem centenas de milhares de pessoas, o que sublinha a relevância e a necessidade de tal evento.

Tendo em conta os próximos acontecimentos em Sonneberg e Nuremberga, é claro que o CSD representa um elemento vivo e importante na sociedade alemã. Apesar das resistências e dos desafios, a mensagem permanece clara: a diversidade deve ser celebrada e os direitos defendidos!