O silêncio desaparece de Suhl-Nord: uma cidade no caos desmantelante!
O silêncio desaparece de Suhl-Nord: uma cidade no caos desmantelante!
Em 10 de julho de 2025, a cidade de Suhl-Nord lança uma luz atenciosa sobre os desafios do desenvolvimento urbano na Alemanha Oriental. O distrito foi construído no meio do edifício da RDA em meados da década de 1970, quando a escassez de espaço de estar teve que ser resolvida com urgência. Naquela época, a Suhl-Nord foi construída com mais de 5.600 apartamentos em um edifício pré-fabricado, de acordo com o sistema WBS70, e ofereceu espaço para 14.000 pessoas. Os jardins de infância, escolas e lojas garantiram que o distrito estivesse vivo e florescido. Mas com a reunificação em 1989, a cárie rastejante. ComeçouApós o turno, muitas empresas fecharam e a emigração para o Ocidente aumentou rapidamente. Coolis.de relata que muitos apartamentos estavam vazios e aceitaram gradualmente a qualidade de vida. Houve novas lojas por um curto período de tempo nos anos 90, mas, finalmente, o declínio continuou. Em 2001, os responsáveis decidiram demolir Suhl-Nord por causa da alta vaga, mas a falta de dinheiro e burocracia adiou a implementação desses planos.
O processo de desmontagem
O desmantelamento em Suhl-Nord não é um caso isolado. Na Alemanha Oriental, houve residentes constantes desde a reunificação, causada pela queda nas taxas de nascimento e pela emigração maciça para o Ocidente. Em 1991, cerca de 14 milhões de pessoas ainda viviam nos novos estados federais, mas hoje existem apenas 12 milhões. Em Suhl, a população caiu de 56.000 em 1989 para cerca de 36.000 para 2021. A reforma da cidade em SUHL faz parte de uma tendência maior na qual muitas cidades tentam "encolher saudáveis" e se adaptar à nova realidade demográfica (md.de).
Como parte do programa “Stadtaufauen OST”, cerca de 370.000 apartamentos foram demolidos entre 2001 e 2018 para estabilizar a alta taxa de vacância. Suhl-Nord is now being converted into a CO2-neutral commercial and research area, but delays and bureaucratic hurdles hinder the implementation of these plans ([bpb.de] (https://www.bpb.de/themen/deutschlandarchiv/286642/stadtumbau-ost-tloesung-einerwohnungs question/)).
O futuro de Suhl-Nord
Alguns moradores mantêm seus apartamentos, apesar das circunstâncias difíceis - seja por razões emocionais ou porque não podem se mover. Mas a questão permanece: como deve ser tratada a deterioração e as mudanças? O desmantelamento por si só não poderia ser a solução para enfrentar os desafios. Cidades como o Suhl-Nord enfrentam a tarefa de desenvolver conceitos sustentáveis que podem acompanhar as mudanças demográficas e com a necessidade de espaço de vida acessível.
As histórias e memórias das pessoas que vivem em Suhl-Nord fazem parte de uma história maior sobre mudanças em várias cidades da Alemanha Oriental, como Halle-Neustadt, Hoyerswerda e Leipzig-Grünau. Os efeitos a longo prazo do redesenho urbano nas histórias de vida pessoal e nos laços sociais geralmente não são suficientemente considerados.
O desmantelamento e a conversão gradual do distrito mostram impressionantemente como o espaço urbano perde relevância na mudança de tempo, mas também que potencial pode ser encontrado nele se você encontrar soluções criativas para conversão e atualização.
Details | |
---|---|
Ort | Suhl, Deutschland |
Quellen |
Kommentare (0)