Crescente série de pregação em Weimar: pessoas que escreveram história!

Im Juli 2025 findet eine Predigtreihe in Weimar statt, die vier bedeutende Persönlichkeiten vorstellt und christliche Verantwortung thematisiert.
Em julho de 2025, há uma série de pregador em Weimar, que introduz quatro personalidades significativas e aborda a responsabilidade cristã. (Symbolbild/NAG)

Crescente série de pregação em Weimar: pessoas que escreveram história!

Em julho, o Paul Schneider Community Center, em Weimar, lançou uma emocionante série de pregadores sob o lema "pessoas que mudaram alguma coisa". Como parte desta série, que começa em 6 de julho, quatro personalidades pendentes serão apresentadas, o que deixou traços significativos na cidade e apresentou o exemplo de responsabilidade cristã. Entre os pregadores experientes estão o pastor Ramón Seliger, Deborah Poppowitsch, Peter Gümbel e Michael Haspel. Eles lidarão com vários tópicos em seus sermões que derivam da vida desses personagens históricos.

Os compromissos da série Preacher já foram corrigidos. Em 6 de julho, Ramón Seliger falará sobre a grande duquesa Sophie. Uma semana depois, em 13 de julho, Deborah Poppowitsch segue sua palestra sobre Paul Schneider. 20 de julho pertence a Peter Gümbel, que falará sobre a personalidade de Bauhaus Gunta Stölzl. O final de 27 de julho, Michael Haspel, que ilumina a história de vida de Karl Friedrich Horn. This series offers a particularly valuable opportunity for historically interested visitors to immerse yourself in the topic and at the same time reflect the connection between the church and society, such as ekmd.de emphasized.

Uma olhada em Gunta Stölzl

Um destaque da série Preacher é certamente a apresentação sobre Gunta Stölzl, que viveu de 1897 a 1983 e era uma personalidade central dos Bauhaus. Ela começou sua carreira no outono de 1919 na renomada escola de Weimar, onde foi a primeira mestre no Bauhaus DeSsau. Sob sua liderança, o moinho de tecelagem se transformou em um dos workshops de maior sucesso no Bauhaus. Stölzl não era apenas versado em arte têxtil, mas também um desenhista talentoso que fez muitas aquarelas e desenhos que registravam as paisagens e os lugares de seu tempo. Essas obras de arte fazem parte de uma doação de Ariel Aloni, neto de Gunta Stölzl, e são apresentadas na coleção do arquivo de Bauhaus em Berlim.

No mundo de hoje, a relevância do trabalho de Stölzl permanece ininterrupta. Sua influência no moinho de tecelagem moderna e a conexão de arte e artesanato enfatizam a importância de seu período criativo, que os Bauhaus moldaram. Como pode ser lido em Bauhaus.de, durante esse período de construção mais racional e novos conceitos de vida desenvolvidos, que também reagiram aos desafios sociais do republic Weimar.

Bauhaus e a República de Weimar

O Bauhaus, como uma das escolas mais importantes de arte e design do século XX, procurou criar uma síntese entre arte e tecnologia. Os visionários do Bauhaus não apenas queriam revolucionar a estética da vida cotidiana, mas também projetam produtos funcionais e acessíveis que atendiam às necessidades das pessoas. Esses esforços incluíram pintura, tecelagem, arquitetura e muitas outras disciplinas transmitidas como parte de um curso preliminar obrigatório. No entanto, os problemas sociais, como a criação do espaço para seções de baixa renda da população, muitas vezes não resolvidas, como em Dhm.de pode.

A série de pregador planejada no Centro Comunitário Paul Schneider, portanto, não é apenas uma homenagem às personalidades importantes da cidade, mas também incentiva o pensamento sobre os desafios sociais atuais. Com a possibilidade de expandir a série em caso de resposta positiva, essa iniciativa pode ajudar a continuar o diálogo entre valores históricos e modernos e trazer um novo impulso à paróquia.

Details
OrtWeimar, Deutschland
Quellen