A piscina interna de Frankfurt permanece fechada: os reparos ainda são dez semanas!
A piscina coberta em Frankfurt (Oder) permanece fechada devido aos reparos necessários. Tempo de fechamento esperado: dez semanas.

A piscina interna de Frankfurt permanece fechada: os reparos ainda são dez semanas!
Em Frankfurt (Oder), a única piscina interior da cidade permanece fechada. A administração da cidade anunciou isso em um anúncio recente. O plano original era reabrir após as férias de verão, especificamente no dia 8 de setembro. No entanto, devido aos ladrilhos soltos na piscina, foram necessários extensos trabalhos de reparação.
A cidade encomendou uma empresa especializada para executar os reparos que devem ser concluídos nesta semana. No entanto, durante o trabalho que o selo pélvico planejado originalmente não pôde ser implementado como pretendido. Para corrigir os defeitos de forma sustentável, não apenas os ladrilhos soltos, mas também a argamassa de ladrilhos abaixo deve ser completamente removida. A cidade examinou várias variantes de reparo em cooperação com empresas especializadas e consultores para resolver a situação da melhor maneira possível.
Etapas necessárias para reparos
O trabalho planejado exige várias etapas de revestimento nas quais os tempos de descanso e secagem devem ser observados repetidamente. Portanto, espera -se que o tempo de encerramento da piscina coberta seja de cerca de dez semanas. A cidade está tentando tornar o banheiro para a escola nadar novamente, os clubes públicos e locais utilizáveis. A necessidade de reforma da piscina interna não é nova, porque em 2023 o banheiro teve que ser fechado por várias semanas devido a problemas semelhantes.
Um aspecto adicional da situação é a questão do financiamento. Em maio de 2024, a cidade solicitou uma renovação abrangente e renovação pélvica no estado, mas a aprovação ainda está pendente. Muitos municípios da Alemanha precisam lidar com desafios financeiros semelhantes, como mostra uma pesquisa atual da Associação de Companhia Local (VKU). Mais da metade das piscinas internas alemãs é classificada como doente e 83 % dos operadores em questão consideram o financiamento disponível inadequado.
Localização geral das piscinas internas na Alemanha
A pesquisa mostra que 52 % das piscinas internas precisam de reforma. Apenas 18 % podem olhar para trás em uma nova reforma. A necessidade de renovação para vestiários, fachadas e tecnologia também é alarmante, enquanto 71 % dos operadores de aumento das taxas de juros e 79 % do relatório sobre os altos custos de construção. Esta situação significa que as ofertas de natação voltam. De acordo com o alemão Lebens-Rettungs-Gesellschaft (DLRG), cerca de 80 piscinas na Alemanha precisam fechar anualmente.
O fechamento da piscina interna em Frankfurt (Oder) faz parte de um grande problema que afeta muitas cidades. Um declínio nas habilidades de natação nas crianças e a crescente demanda por natação escolar são apenas alguns dos desafios resultantes da falta de medidas de renovação. A cidade e seus cidadãos esperam que uma solução para a piscina interna seja rapidamente encontrada para que a importante oferta de lazer e esportes em breve esteja disponível novamente.
Para mais informações sobre os trabalhos de reparação em curso na piscina interior e sobre os fundos de renovação da cidade, pode ler os relatórios actuais em rbb24 e Frankfurt-Ode.de ler. Há também uma pesquisa zeit.de Insights importantes sobre a localização geral das piscinas internas na Alemanha.