Perigo de incêndios florestais no distrito de Elbe-Elster: tudo limpo para os residentes!
Alerta de incêndio florestal em Elbe-Elster em 3 de julho de 2025 - foi dado sinal verde para Kosilenzien, Neuburxdorf e Burxdorf.

Perigo de incêndios florestais no distrito de Elbe-Elster: tudo limpo para os residentes!
Em 3 de julho de 2025, foi emitido um alerta de incêndio florestal na região de Elba-Elster, especialmente para as cidades de Kosilenzien, Neuburxdorf e Burxdorf. Este aviso surgiu devido a um risco muito aumentado de incêndios florestais que foi identificado em muitas partes da Alemanha. No entanto, o centro de controlo regional de Lausitz deu sinal verde às 4h00, o que significa que os residentes destas comunidades podem agora respirar aliviados novamente. De acordo com [news.de](https://www.news.de/amp/lokales/858749212/waldbrand-im-landkreis-elbe-elster-am-03-07-2025-ueber-mowas-entwarning-zum-feuer-in-kosilenzien-neuburxdorf-und-burxdorf- Gesamte-ortslage/1/) o original era Aviso de poluição extrema por fumaça, que deixou uma previsão pouco clara em relação à qualidade do ar.
Antes da liberação total, os moradores foram instados a manter as janelas e portas fechadas e a desligar os sistemas de ventilação para se protegerem dos riscos à saúde causados pela fumaça. A situação nas áreas afetadas foi considerada grave, pois os bombeiros estavam em alerta e tomando todas as medidas necessárias para evitar a propagação do fogo.
Alto risco de incêndios florestais em Brandemburgo
O risco de incêndios florestais em Brandemburgo não deve ser subestimado. Como relata o Ministério da Agricultura, Ambiente e Defesa do Consumidor do Estado de Brandemburgo, os níveis de alerta na área metropolitana de Berlim/Brandemburgo já são alarmantes. Em muitas regiões, incluindo Elba-Elster, aplica-se o nível 5, o que indica um risco muito elevado. Esta situação de risco também foi identificada em Barnim, Dahme-Spreewald e Märkisch-Oderland.
Os serviços de bombeiros e salvamento adaptaram, portanto, os seus planos operacionais em conformidade e estão prontos 24 horas por dia para reagir rapidamente em caso de novos perigos. Os cidadãos também são convidados a usar o fogo de forma responsável e a não acender chamas abertas na natureza.
Cuidado continua recomendado
Embora a situação pareça agora relaxada e a situação tenha sido dada, permanece um certo risco residual. Os especialistas aconselham continuar vigilantes, principalmente se o tempo continuar seco e o vento soprar forte. Vamos ver como o verão se desenvolve nas próximas semanas. Os residentes devem continuar a prestar atenção às informações das autoridades locais e permanecer atentos ao que os rodeia.
Numa altura em que as catástrofes naturais estão a aumentar, este incidente na região de Elba-Elster mostra como é importante estar preparado e bem informado. Os camaradas dos bombeiros e dos serviços de resgate realizam um trabalho valioso e merecem o nosso agradecimento pelos seus esforços incansáveis.