A última final da Copa da RDA: A despedida cheia de emoções!

A última final da Copa da RDA: A despedida cheia de emoções!

A última final da Copa da História da RDA ocorreu em 4 de junho de 1990 e não foi apenas um destaque esportivo, mas também um reflexo das grandes mudanças que estavam prestes a reunir a Alemanha. Em um duelo emocionante, os jogadores favoritos do Dynamo Dresden competiram no Berlim Friedrich-Ludwig-Jahn-Sportpark contra o clube esportivo da Segunda Divisão da Polícia de Polícia Schwerin. Apesar da situação explosiva na sociedade, apenas cerca de 5.750 espectadores estavam no local, o que ilustra o preenchimento moderado do estádio.

A atmosfera foi moldada pela incerteza e esperanças de um país em transição. A união monetária e o final da RDA logo foram iminentes. Os jogadores do Dynamo Dresden, incluindo talentos como Ulf Kirsten e Matthias Sammer, estavam cientes de que alguns deles tinham ofertas lucrativas do Ocidente. MDR relatado na parede, que só caíra em novembro de 1989, e o fim do regime sed, que havia moldado brutalmente um esporte competitivo.

O jogo e os jogadores

Na dramática final, André Kort, de Schwerin e Jörg Stübner, do Dynamo Dresden, levou o público a agitar. Aos quinto minuto, Kort marcou o 1-0 para Schwerin, e a Stübner marcou aos 17 minutos. Mas foi o herói posterior Kirsten que marcou o decisivo por 2 a 1 aos 85 minutos e, assim, garantiu a vitória da Copa do Dynamo Dresden. O árbitro Karl-Heinz Glasses liderou o jogo que ocupou um lugar inesquecível nos anais do futebol alemão. Steffen Benthin, que foi substituído aos 66 minutos, mais tarde lembrou-se de oportunidades escassas e um estilo intensivo de jogo que permaneceu na memória [Nordkurier] (https://www.nordkurier.de/sport/bwatz-mauerfall-und-nk--mark-ddr-cupfinale-366666666666666666630.

Para PSV Schwerin, no entanto, este não foi o último capítulo. Mais tarde, a equipe competiu nos vencedores da Copa da Europa, mas teve que desistir na primeira rodada contra a Áustria Viena. Um jogo de benefícios em 1º de agosto em Schwerin também deve despertar a memória da equipe da Cup.

A mudança no esporte e o processamento da história

Com a queda do Muro de Berlim em 1989, uma nova era começou no esporte alemão. O aparato do estado da RDA tentou demonstrar a superioridade do socialismo por meio de sucessos esportivos por décadas. No entanto, as revoltas sociais significavam que o sistema esportivo da RDA se desenvolveu de maneira menos sustentável e finalmente estava no abismo. Já em 1990, foi iniciada a dissolução da Associação de Ginástica Alemã e do DTSB, o que influenciou drasticamente a dinâmica do futebol e do esporte em geral. O DSB assumiu fundos e estruturas que anteriormente pertenciam ao DTSB; Isso teve episódios de longo alcance para muitos atletas e clubes [bpb] (https://www.bpb.de/themen/deutsche-einheit/lange-wege-der-deutschen-teit/506012/der-wandel-im-sport/).

O futebol na Alemanha passou por uma mudança significativa nas últimas três décadas. Das estruturas então da RDA à integração de mulheres e homens no esporte alemão, o caminho era frequentemente rochoso. O atual desafio de encontrar e promover muitos talentos, e também o aspecto do esporte como parte integrante da sociedade, é de grande importância para o futebol alemão.

Details
OrtSchwerin, Deutschland
Quellen

Kommentare (0)