Onda de doenças leva ao cancelamento de ônibus em Greifswald – agora reina o caos!
Cancelamentos de ônibus em Greifswald: Ondas de doenças, falta de pessoal e tráfego escolar limitado caracterizam a situação atual dos ônibus.

Onda de doenças leva ao cancelamento de ônibus em Greifswald – agora reina o caos!
Em Greifswald, no distrito de Vorpommern-Greifswald, existe atualmente uma situação preocupante nos transportes públicos locais. Devido ao alto nível de doenças entre os motoristas de ônibus, incluindo doenças de longa duração, ocorrem frequentemente cancelamentos. Conforme anunciou na segunda-feira a concessionária de serviços públicos de Greifswald, nem todas as viagens estão totalmente cobertas. Um triste destaque são os dias em que até 50 por cento dos serviços não dispõem de pessoal, o que tem um impacto significativo na qualidade de vida dos passageiros. O diretor administrativo Henrik Umnus descreveu a situação claramente: “Temos que fazer tudo o que pudermos para garantir as conexões mais importantes”, continua ele, “especialmente o tráfego escolar e as viagens nos horários de pico”. ndr.de relata que...
O que piora a situação é que não só as doenças de curta duração, mas também os períodos de férias dos motoristas contribuem para as ausências. Como resultado, o próprio despachante está se tornando cada vez mais ativo e às vezes assume os serviços de direção, especialmente durante o trânsito escolar matinal. Em horários de menor movimento, mais viagens também estão sendo canceladas para agregar os demais serviços. Outro sinal da escassez: estão sendo procurados cerca de quatro novos motoristas de ônibus e as entrevistas já estão em andamento. Face a esta situação, o serviço de lavagem dos autocarros não poderá ser mantido temporariamente – os veículos terão, portanto, de apresentar sinais visíveis da sua utilização. nordkurier.de informa que...
Escassez séria de trabalhadores qualificados
A situação em Greifswald reflete uma tendência nacional. Toda a Alemanha tem que lidar com uma aguda falta de motoristas de ônibus. Estima -se que faltem cerca de 20.000 rios em transporte público, um número que pode aumentar até 65.000 sem contramedidas até 2030. Também está preocupado que 57 % dos motoristas atuais tenham mais de 55 anos e se aposentam anualmente de 4.000 a 6.000. Esse desenvolvimento demográfico é uma conseqüência direta das paradas das atitudes dos anos 90, que agora são vingança. Para ganhar jovens motoristas, são necessárias melhores condições de trabalho, porque os obstáculos de entrada são altos: os custos de treinamento e qualificação para os líderes de ônibus estão entre 10.000 e 12.000 euros. Tagesschau.de indica que…
Acontece que a falta de motoristas não só tem impacto nos passageiros diários, mas também pode comprometer significativamente a transição dos transportes e a proteção climática na Alemanha. Para duplicar o número de passageiros, são necessários 87 mil trabalhadores qualificados adicionais. Resta saber como a concessionária municipal de Greifswald poderá superar os desafios e restaurar a operacionalidade de sua frota de ônibus. É claro que é preciso paciência enquanto as concessionárias municipais fazem tudo o que podem para compensar as faltas por doença e manter o serviço tanto quanto possível. As informações aos passageiros são disponibilizadas por meio de canais digitais para que estejam sempre atualizados.