Alerta vermelho no distrito: Grande incêndio florestal perto de Gösselsdorf!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Incêndio florestal em Gösselsdorf, Saalfeld-Rudolstadt: 150 bombeiros em serviço, desastre declarado, 200 hectares afetados.

Waldbrand in Gösselsdorf, Saalfeld-Rudolstadt: 150 Feuerwehrleute im Einsatz, Katastrophenfall ausgerufen, 200 Hektar betroffen.
Incêndio florestal em Gösselsdorf, Saalfeld-Rudolstadt: 150 bombeiros em serviço, desastre declarado, 200 hectares afetados.

Alerta vermelho no distrito: Grande incêndio florestal perto de Gösselsdorf!

Um violento incêndio florestal está actualmente a manter em suspense a região em torno de Gösselsdorf, no distrito de Saalfeld-Rudolstadt. Como MDR.de Segundo relatos, o incêndio começou na tarde de quarta-feira e desde então se espalhou rapidamente devido aos fortes ventos. Cerca de 200 hectares de floresta já foram afetados, o que torna a situação tensa. Com cerca de 150 bombeiros no local e mais 100 funcionários solicitados através da administração estadual, uma equipe de emergência considerável está pronta. Helicópteros de combate a incêndio também foram solicitados à polícia para apoiar os trabalhos de combate a incêndios.

O distrito declarou um desastre no início da noite, o que sublinha o drama da situação. A forte fumaça causada pelo incêndio é particularmente alarmante. As razões exatas do acidente ainda não são claras, mas o risco de incêndios florestais na Turíngia foi avaliado como elevado desde quarta-feira. O Escritório Florestal de Heldburg, no sul, é particularmente afetado, onde o nível de perigo mais alto é 5.

Corpo de Bombeiros enfrenta grandes desafios

O desafio para os serviços de emergência é agravado pelas condições climáticas extremas: a pouca chuva nos últimos meses e o aumento das temperaturas fizeram com que o solo da floresta secasse significativamente. Eles são, portanto, particularmente vulneráveis ​​a incêndios durante este período. Em média, ocorrem entre 20 e 40 incêndios florestais na Turíngia todos os anos, mas já foram registados 24 incêndios este ano – um número elevado que já levará a inundações em 2025. Normalmente, a maioria dos incêndios florestais não atinge o pico antes de agosto.

O monitoramento dos incêndios florestais na Turíngia começa em 1º de março e termina no final de outubro. Inclui a determinação diária dos riscos regionais de incêndios florestais através de um processo de previsão. Alto TuríngiaForst O nível de perigo é dividido em cinco categorias. Um mapa de perigo de incêndio florestal correspondente pode ser visualizado gratuitamente na Internet. Observa-se que o comportamento descuidado dos visitantes da floresta continua a ser a principal causa de muitos incêndios, especialmente numa altura em que a utilização da floresta está a aumentar.

Mudanças climáticas como causa contribuinte

Não se pode ignorar que as alterações climáticas, com as suas condições climáticas cada vez mais extremas, aumentam constantemente o risco de incêndios florestais. Estudos mostram que tais incêndios podem não só causar danos devastadores, mas também ter um impacto negativo na saúde da população através da poluição por poeiras finas. Só em 2023, mais de 1.200 hectares foram destruídos por incêndios florestais na Alemanha. Uma tendência particularmente preocupante que afeta a todos nós. A Alemanha, tal como os países do sul da Europa e as regiões dos EUA, é cada vez mais afetada por incêndios florestais, o que nos obriga a repensar, como a Corona nos mostrou recentemente.

A situação continua tensa e o apelo à população é claro: tenham cuidado na floresta, não estacionem nos caminhos florestais para que os carros dos bombeiros possam circular sem entraves. Com toda a diversão que a natureza oferece, os riscos de possíveis incêndios devem ser sempre considerados porque não podemos nos dar ao luxo de perder a natureza.

Quellen: