Halle: Novo Diário de Sentimentos promove a inclusão e uma cultura da lembrança!
Novo diário de sentimentos em Halle (Saale) promove a inclusão e uma cultura da lembrança. O significado do passado pode ser experimentado.

Halle: Novo Diário de Sentimentos promove a inclusão e uma cultura da lembrança!
Em Halle (Saale), o projeto “Diário de Sentimentos” traz uma lufada de ar fresco à cultura da memória há 14 anos. Hoje, 28 de outubro de 2025, será apresentada a oitava edição intitulada “Positive Auslese. A História de Lebensborn”. O objetivo do projeto é tornar a história tangível e compreensível, especialmente para pessoas com deficiência. Na atual apresentação será apresentada pela primeira vez uma edição em linguagem fácil, criada em colaboração com o Centro Estadual de Educação de Cegos e Deficientes Visuais e a Secretaria de Linguagem Fácil “Nós nos entendemos”. dubisthalle.de relatado.
Andreas Dose, líder do projeto, enfatiza a importância central dos sentimentos na memória. Jovens de diferentes tipos de escola e contextos educativos são convidados a documentar factos históricos, bem como os seus próprios pensamentos e emoções. Esta participação pretende ajudar os jovens a compreender melhor o passado e a prevenir a indiferença. Eles têm uma ideia da história por meio de pesquisas e visitas a memoriais como o Memorial do Boi Vermelho e a comunidade judaica.
Trabalho de memória inclusivo e comprometido
O “Diário de Sentimentos” é mais do que um projeto; é uma forma de promover a inclusão e a participação na cultura da memória. Os jovens trabalham voluntariamente e enviam um sinal forte contra o racismo, o anti-semitismo e a exclusão. Há também leituras nas aulas escolares para repassar as experiências adquiridas e enfatizar a importância da educação histórica.
O conteúdo do diário é apoiado por métodos modernos de documentação, como vídeos do YouTube, postagens no Instagram e vlogs. Desta forma, a obra não só é gravada, mas também tornada acessível a um público mais vasto. Cada edição destaca e trata de aspectos específicos da história nazista ou da responsabilidade social.
O compromisso com a humanidade
A iniciativa promove ativamente uma cultura de memória que fortalece a humanidade na vida cotidiana. Especialmente numa altura em que a consciência da história e dos seus efeitos é muitas vezes colocada em segundo plano, o projecto proporciona impulsos importantes e convida todos a envolverem-se. Graças à nova edição em linguagem fácil, o público será ainda mais amplo e as mensagens serão mais compreensíveis para muitas pessoas.
No geral, pode-se dizer que o “Diário de Sentimentos” é um exemplo de trabalho de recordação vivo e comprometido. Mostra como é importante não só contar a história, mas também torná-la tangível. Dessa forma, lidar com o passado passa a fazer parte do presente. Estes projectos constituem um apelo claro ao reconhecimento dos erros da história e à luta activa contra as actuais formas de discriminação e exclusão.
