Qualidade do ar alarmante em Brandemburgo: níveis de poeira fina perigosamente altos!
Brandenburg an der Havel: Qualidade do ar atual em 9 de outubro de 2025, medições de poeira fina e efeitos na saúde em foco.

Qualidade do ar alarmante em Brandemburgo: níveis de poeira fina perigosamente altos!
A qualidade do ar na Alemanha, e especialmente nas áreas urbanas, é atualmente um tema muito debatido. Em Brandenburg an der Havel, medições da qualidade do ar no campo esportivo Werner-Seelenbinder em 8 de outubro de 2025 mostraram uma situação preocupante em relação às partículas finas de poeira. Em particular, a concentração de PM10 excedeu os valores limites que existem há muitos anos em muitos pontos de medição. De acordo com os dados recolhidos e o relatório da maz-online.de A poeira fina no ar pode representar riscos significativos à saúde.
Na Alemanha, o valor limite para PM10 é de 50 microgramas por metro cúbico de ar, que pode ser excedido 35 dias por ano. Mas as organizações de saúde estão a soar o alarme: um novo inquérito revela que 99 por cento das estações de medição em todo o país excedem a recomendação da OMS de 5 µg/m³ para poeiras finas. Cidades como Munique e Essen, que registam elevados níveis de ultrapassagem do valor-limite, são particularmente afetadas. O ano passado não trouxe nenhuma mudança a esta situação, como a Deutsche Umwelthilfe aponta no seu relatório atual duh.de determina.
Os riscos para a saúde
De acordo com o, poeira fina pode Agência Federal do Meio Ambiente têm efeitos significativos na saúde. Pessoas com doenças anteriores, crianças e idosos estão particularmente em risco. Uma alta concentração de partículas pode promover doenças respiratórias e cardiovasculares. Nos dias em que a qualidade do ar é classificada como “muito má”, as pessoas sensíveis devem evitar qualquer esforço físico ao ar livre.
As estatísticas mostram que, embora a poluição por partículas tenha sido reduzida nas últimas décadas - especialmente de 50 µg/m³ na década de 1990 para níveis actuais entre 10 e 20 µg/m³ - ainda existem grandes diferenças entre áreas urbanas e rurais. As condições climáticas, como invernos secos e verões quentes, podem fazer com que os níveis de poeira fina aumentem extremamente.
Culpa pela poluição do ar?
Na véspera de Ano Novo, tradicionalmente conhecida pelos fogos de artifício, muitas vezes há uma exposição de curto prazo, mas massiva, a partículas. Todos os anos, cerca de 2.050 toneladas de poeira fina são liberadas durante os fogos de artifício, sendo a maior quantidade, cerca de 1.500 toneladas, produzida na véspera de Ano Novo. A Agência Federal do Meio Ambiente descobriu que concentrações de poeira fina acima dos níveis normais podem ser registradas durante as férias devido às condições climáticas.
A discussão sobre o cumprimento das normas de qualidade do ar está a tornar-se cada vez mais intensa, à medida que as directivas da UE visam valores-limite significativamente mais baixos. De acordo com a Ajuda Ambiental Alemã, a implementação destas recomendações na Alemanha poderia, como sugerem as exigências do governo, evitar dezenas de milhares de mortes prematuras todos os anos como resultado de partículas e dióxido de azoto.
Dados os desafios crescentes colocados pela poluição atmosférica, é claro que não se trata apenas de uma medida pontual, mas que são necessárias políticas sustentáveis para melhorar a qualidade de vida nas cidades e nas comunidades. Mas o caminho até lá é significativamente influenciado pelos interesses económicos e pela formação da vontade política.