Região dos Lagos da Alemanha: O turismo aquático está ganhando novo impulso!
Brandemburgo promove o turismo aquático com o “Distrito dos Lagos da Alemanha” – mais de 5.000 lagos e 60.000 km de rios oferecem ofertas de férias.

Região dos Lagos da Alemanha: O turismo aquático está ganhando novo impulso!
Muita coisa aconteceu no turismo aquático na Alemanha nas últimas semanas. Os estados de Berlim, Brandemburgo e Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, em particular, uniram forças para fortalecer o seu turismo aquático sob a marca “Lake District da Alemanha”. Esta aliança, que existe desde 2022, foi recentemente alargada e pretende levar aos veraneantes o vasto leque de ofertas de turismo náutico, como o houseboating e o paddle. Página inicial relata que existem mais de 5.000 lagos e mais de 60.000 quilômetros de rios nas áreas de água conectadas, que juntos formam a maior área contígua de esportes aquáticos da Alemanha, que pode ser acessada sem licença por cerca de 900 quilômetros.
Os iniciadores, incluindo as organizações de turismo visitBerlin, TMB Tourismus-Marketing Brandenburg e a Associação de Turismo de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, concordam: o turismo aquático não é apenas um factor económico importante, mas também contribui para a qualidade de vida nas regiões. Daniel Keller, Ministro dos Assuntos Económicos, Trabalho, Energia e Proteção Climática em Brandemburgo, destaca o valor acrescentado gerado por este setor. Há também planos para revitalizar ainda mais o turismo aquático através de um site revisado que oferece dicas para viagens de férias e atividades na água.
Uma equipa forte para o turismo aquático
A prefeita de Berlim, Franziska Giffey, enfatiza a importância da cooperação para planejar melhor as férias aquáticas além das fronteiras dos estados federais. Alto Tempo A cooperação pretende ajudar a aproveitar melhor o potencial turístico e entusiasmar as pessoas com as diversas ofertas de água.
Mas apesar do potencial, também existem desafios. Até ao momento, apenas cerca de 12% dos hóspedes em férias utilizaram as ofertas de turismo aquático, o que indica reservas de crescimento significativas. Um estudo mostrou que uma coordenação mais estreita entre os três países poderia atrair ainda mais pessoas para o turismo aquático. As fechaduras defeituosas e a falta de pessoal para as fechaduras prejudicaram a reputação da indústria no passado, razão pela qual existe uma necessidade urgente de acção.
Turismo aquático em números
No que diz respeito à importância do turismo aquático, o volume de negócios em Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental é estimado em cerca de mil milhões de euros por ano. A indústria emprega atualmente mais de 19.000 pessoas em marinas, empresas de aluguel e fretamento e restaurantes. A tendência é clara: cada vez mais alemães estão interessados no turismo aquático. Uma análise de Estatista mostra que cerca de 45 milhões de alemães preferem tomar banho ou férias ao sol e praticam diversos desportos aquáticos.
Seja passeando de barco, navegando ou pescando, passar tempo na água é muito importante para muitas pessoas - não apenas como atividade de lazer, mas também como um motivo importante para viagens de férias. A cooperação entre os estados federais do Nordeste poderia ser exactamente o caminho certo para deixar ainda mais pessoas entusiasmadas com as belezas das águas da Alemanha e, ao mesmo tempo, maximizar o potencial económico da região. Há algo acontecendo!