Festival Dance Modern Dance encanta Chemnitz com artistas internacionais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Experimente o festival “Tanz Moderne Tanz” em Chemnitz, de 18 a 29 de junho de 2025 – dança contemporânea em locais extraordinários!

Erleben Sie das Festival "Tanz Moderne Tanz" in Chemnitz vom 18. bis 29. Juni 2025 - zeitgenössischer Tanz an außergewöhnlichen Orten!
Experimente o festival “Tanz Moderne Tanz” em Chemnitz, de 18 a 29 de junho de 2025 – dança contemporânea em locais extraordinários!

Festival Dance Modern Dance encanta Chemnitz com artistas internacionais!

A Ópera de Chemnitz em breve se tornará um local para entusiastas da dança, já que o festival “Tanz Moderne Tanz” acontecerá lá de 18 a 29 de junho de 2025. Desde a sua fundação em 2015, este festival internacional de dança contemporânea e urbana atraiu numerosos espectadores que gostam de se inspirar em performances criativas e inovadoras. A diretora do festival, Sabrina Sadowska, que também é diretora de balé do Teatro Chemnitz, montou uma programação variada que acontece não só nos locais habituais, mas também em locais inusitados da cidade.

O lema deste ano “C the Unseen” foi escolhido por ocasião do Ano da Capital Europeia da Cultura e pretende encorajar as pessoas a aguçarem a sua consciência para o inusitado. O festival pretende liderar de forma criativa através do espaço público e é um verdadeiro deleite para quem quer pensar fora da caixa. Além de impressionantes apresentações de convidados, também estão planejados workshops e atividades participativas que envolvem ativamente o público.

Destaques do festival

Os destaques especiais da abertura são uma noite de balé em três partes e as apresentações do Ballet Júnior da Baviera de Munique na Ópera de Chemnitz. Os interessados ​​também têm a oportunidade de participar de um passeio gratuito de bicicleta de duas horas para conhecer melhor os diversos locais.

A tentativa de recorde mundial em 21 de junho será um evento extraordinário. Trata-se de reunir a maior turma de balé do mundo. Pelo menos 1.600 participantes deverão bater o recorde atual de 1.530. A inscrição é possível antecipadamente através do site do festival.

Diversidade cultural e questões sociais

Para tornar o festival particularmente animado, são esperados pela primeira vez vários artistas internacionais, incluindo dançarinos da Jamaica e da antiga capital cultural de Kaunas, na Lituânia. Infelizmente, a Companhia de Dança Israelense Vertigo teve que cancelar a sua participação num curto espaço de tempo devido à tensa situação política no seu país.

O festival oferece uma plataforma que reflete novas perspectivas de interação social. Cria-se um espelho para a Europa em que encontros inusitados acontecem em lugares muitas vezes esquecidos. É um festival de movimento e inspiração que dá a Chemnitz, como Capital Europeia da Cultura, o seu impulso habitual.

O projeto “Odisseia em Dó”, inspirado no romance “Ulisses”, de James Joyce, estreia no dia 26 de junho. Aqui, os visitantes poderão assistir a pequenas apresentações de dança em vários locais, enquanto a grande final acontecerá na ópera. O evento promete impressões emocionantes e emoções extraordinárias para todos os envolvidos.

Mais informações sobre este evento emocionante podem ser encontradas nos sites do MDR e do Teatro Chemnitz. O “Tanztage 2025” em Berlim, que também apresentará dança contemporânea, apenas sublinha a diversidade da cena da dança na Alemanha, como pode ser lido em berlin.de.

Quellen: