Falta de professores na Saxônia Central: os alunos sofrem com as aulas perdidas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Na Saxónia Central, o absentismo escolar está a aumentar, enquanto a escassez de professores e as reduções de horário têm impacto no ensino.

In Mittelsachsen steigen die Fehlstunden an Schulen, während Lehrermangel und Stundenreduzierungen Auswirkungen auf den Unterricht haben.
Na Saxónia Central, o absentismo escolar está a aumentar, enquanto a escassez de professores e as reduções de horário têm impacto no ensino.

Falta de professores na Saxônia Central: os alunos sofrem com as aulas perdidas!

A vida escolar cotidiana em Colônia parece cada vez mais sombria nos últimos anos. O absentismo nas escolas continua a aumentar e não são apenas as elevadas taxas de doenças entre os professores que afectam a aprendizagem dos alunos. De acordo com um relatório recente da Imprensa livre Outros professores intervêm frequentemente, mas geralmente não por iniciativa própria. No entanto, estas soluções de emergência carecem da qualidade habitual de ensino.

O que isso significa especificamente para os alunos? O novo horário inclui, entre outras coisas, menos uma hora de alemão e a eliminação total das aulas de arte. A ciência da computação não é mais ensinada normalmente. Muitos pais já ficaram surpresos com as mudanças nos horários dos filhos há um ano, e parece que as mudanças indesejadas nas disciplinas, como a substituição de matemática pela história quando as aulas são canceladas, estão se tornando cada vez mais normais.

Escassez de professores na Alemanha

A situação não é apenas um fenómeno local: há uma flagrante escassez de professores em toda a Alemanha. O Estatista O relatório mostra que vários estados federais estão tendo enormes dificuldades para preencher vagas de ensino abertas. O que é particularmente preocupante é o facto de, em alguns estados federais, quase 50% das novas contratações em 2024 terem sido preenchidas por pessoas sem formação formal de professores. Não se espera que a escassez melhore até 2033, altura em que só se poderá esperar um ligeiro excedente de professores.

A principal razão para isto é o número crescente de estudantes, que aumentou rapidamente desde o baby boom na década de 2010. De acordo com as previsões, o número de estudantes deverá aumentar mais de 9% até 2035, especialmente no ensino secundário inferior e nas escolas profissionais. Isto coloca uma pressão considerável sobre as escolas, especialmente porque as medidas de apoio aos alunos com baixo desempenho e à imigração exigem professores adicionais.

Impacto no sistema educacional

O impacto da escassez de professores não deve ser subestimado. O Relatório Nacional de Educação publicado pela Portal da escola alemã, mostra que, apesar do aumento das despesas com a educação e do aumento do pessoal, o sistema educativo alemão não consegue acompanhar as crescentes exigências. Em 2022, 52.300 jovens abandonaram a escola sem qualificação, o que representa um número preocupante de abandono escolar de 6,9% – um aumento em relação aos anos anteriores.

Mas apesar dos elevados gastos de 264 mil milhões de euros na educação em 2022, o recrutamento de pessoal qualificado continua a ser um desafio. As pessoas que mudam de carreira são cada vez mais empregadas nas escolas, o que conduz a um fosso ainda maior entre as expectativas e a realidade. O relatório indica que 12% dos novos professores contratados em 2022 não tinham formação docente tradicional.

Os problemas que o sistema educativo enfrenta são complexos e multifacetados. A única coisa certa é que os desafios que as escolas enfrentarão nos próximos anos exigirão respostas políticas e sociais massivas para finalmente melhorar as condições de aprendizagem dos alunos.

Quellen: