Segunda volta das eleições em Frankfurt (Oder): Möller versus Strasser – quem vencerá?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Segundo turno para prefeitura em Frankfurt (Oder) em 12 de outubro de 2025 entre Wilko Möller (AfD) e Axel Strasser (independente).

Stichwahl um das Oberbürgermeisteramt in Frankfurt (Oder) am 12. Oktober 2025 zwischen Wilko Möller (AfD) und Axel Strasser (parteilos).
Segundo turno para prefeitura em Frankfurt (Oder) em 12 de outubro de 2025 entre Wilko Möller (AfD) e Axel Strasser (independente).

Segunda volta das eleições em Frankfurt (Oder): Möller versus Strasser – quem vencerá?

Em Frankfurt (Oder), o segundo turno para a prefeitura está chegando. Em 12 de outubro de 2025, o candidato da AfD Wilko Möller e o independente Axel Strasser competirão entre si. Möller, 58 anos, natural de Hanôver, mora na cidade desde 1992 e concorre pela segunda vez ao cargo. No primeiro turno, Strasser recebeu impressionantes 32,4% dos votos, enquanto Möller ficou logo atrás com 30,2%. maz-online.de relatado.

Os desafios que a cidade enfrenta são diversos. Um orçamento “catastrófico”, elevados índices de criminalidade e a necessidade de remodelações, incluindo as praias fechadas e a piscina interior, caracterizam a imagem de Frankfurt. Möller, que é um antigo agente da polícia federal e membro da AfD no parlamento estadual de Brandemburgo, enfatiza a necessidade de segurança e crescimento económico na sua cidade natal. Ele também apela ao regresso da Bundeswehr a Frankfurt e planeia introduzir a sua própria “polícia municipal”.

Cenário político e distribuição de votos

Wilko Möller enfrenta forte concorrência. A candidata da CDU, Désirée Schrade, perdeu o segundo turno com 28,8% dos votos, enquanto a candidata do SPD, Simona Koß, ficou em quarto lugar com 8,6%. Schrade, que contou com o apoio da CDU, do FDP, do Partido e dos Verdes, quer agir de forma apartidária e aproveitar o potencial da cidade, descreve rbb24.de.

Nas últimas eleições locais em Brandemburgo, a AfD alcançou a posição mais forte, enquanto o SPD, a Esquerda e os Verdes perderam influência significativa. Isto mostra que a situação política na região está a mudar. A AfD pretende obter a maioria em vários conselhos distritais e também está presente na cidade de Frankfurt (Oder), onde os resultados eleitorais rondam consistentemente os 30%. n-tv.de.

O caminho para a maioria dos votos

Wilko Möller precisa de pelo menos 6.933 votos – o que corresponde a 15% do total de 46.215 eleitores elegíveis – para se tornar o novo prefeito. A sua preocupação central é promover o crescimento da cidade através de incorporações, com o objetivo de aumentar a população para mais de 80 mil habitantes. A introdução de um subsídio de boas-vindas até 1.000 euros para recém-nascidos com passaporte alemão também está na sua agenda, com financiamento proveniente de um fundo municipal.

Embora Möller ainda critique a política de integração existente na cidade e rejeite incentivos para os beneficiários da assistência social, a próxima segunda volta das eleições lança luz sobre as diferentes visões para o futuro de Frankfurt. Os cidadãos têm agora a oportunidade de fazer uma declaração com o seu voto e decidir em que direção a cidade se desenvolverá. Em 12 de outubro de 2025, ficará claro se os cidadãos partilham as opiniões de Möller ou se Axel Strasser conseguirá convencer os eleitores como candidato independente.