O ano letivo de 2025 começa na Saxônia-Anhalt: faltam professores, procuram-se soluções!
A Saxônia-Anhalt inicia o ano letivo 2025/26 com escassez de professores e soluções individuais, enfatiza o Ministro da Educação, Riedel.

O ano letivo de 2025 começa na Saxônia-Anhalt: faltam professores, procuram-se soluções!
O novo ano letivo começa na Saxônia-Anhalt hoje, 11 de agosto de 2025, e a emoção diante das salas de aula é palpável. No entanto, o cenário educacional do estado enfrenta grandes desafios. Atualmente há uma enorme escassez de professores.
O Ministro da Educação, Jan Riedel, salientou recentemente em Magdeburg que foram anunciadas mais de 1.000 vagas de ensino, enquanto apenas cerca de 928 novos professores foram contratados este ano. < Rádio SAW > relata que a discrepância entre as vagas abertas e os candidatos disponíveis está se tornando cada vez mais clara. Riedel enfatiza que embora o calendário seja estatisticamente sólido, são necessárias soluções individuais para escolas em situações de tensão.
Oferta de ensino em comparação
No início do ano letivo, a oferta docente nas escolas gerais era de 93,6 por cento, o que significa uma descida face ao semestre anterior, quando era de 94,5 por cento. A meta do governo do estado é aumentar esse número para 1,03 vezes, informa < MDR >. Quase 213.829 alunos, incluindo 18.947 novas crianças, serão ensinados por 13.934 professores este ano.
Outro aspecto que agrava a situação é que mais de 1.000 professores deixaram o serviço escolar activo e as previsões indicam que o número de alunos poderá diminuir no futuro. Mas o desafio com o corpo docente ainda permanece. Este ano, foram contratados 923 novos professores, incluindo 355 ingressantes laterais, e também foram contratados 133 novos docentes.
Estratégias para melhorar a situação dos professores
Para resolver este problema, Riedel apresentou um plano abrangente de 14 pontos. Um elemento central é a digitalização, que será promovida nas escolas com a ajuda do projeto “Lernwelt Sachsen-Anhalt”. Os assistentes digitais são utilizados para apoiar os professores no tratamento da inteligência artificial e dos dispositivos digitais. Será criado um novo centro de aconselhamento e coordenação para fornecer melhor orientação e apoio aos que entram neste terreno.
Há também luz ao fundo do túnel para os professores do ensino primário: a partir do próximo ano letivo, a remuneração deverá ser aumentada para o nível A13/E13. Riedel também lançou um novo portal online que entra no ar no primeiro dia de aula para coletar sugestões de professores sobre como melhorar o desempenho em sala de aula.
A fim de melhor apoiar os estudantes socialmente desfavorecidos, 67 escolas adicionais serão incluídas no programa StartChances e serão tomadas inúmeras medidas. Este é um passo na direcção certa para contrariar os desafios da formação de jovens talentos, mas a Conferência dos Ministros da Educação também alerta para a contínua escassez de professores. Servidor educacional fornece informações sobre as previsões de demanda de professores em nível estadual federal e os desafios atuais.
Os próximos meses mostrarão se as medidas planeadas são eficazes e se a situação das escolas na Saxónia-Anhalt pode ser melhorada. A política educativa deve agora mostrar que tem um bom papel na oferta aos estudantes da melhor educação possível.